Análise microbiológica de alimentos do Hospital de Base de Itabuna está em conformidade com a legislação vigente.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição que integra a Fundação de Atenção à Saúde (FASI), realiza, semestralmente, a análise microbiológica de alimentos ou em caso de surto alimentar, se houver.

O procedimento, que é feito por uma empresa autorizada (Bahia Analítica), faz parte do controle sanitário, no qual são coletadas amostras de alimentos e integra o Programa de Segurança Alimentar da instituição. O processo de análise de alimentos mais recente foi acompanhado pela coordenadora do Setor de Nutrição do HBLEM, Maria Luiza Souza, e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Na oportunidade, foram realizadas as análises microbiológicas de alimentos ofertados para pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, além dos alimentos de dietas enterais. “As análises são necessárias para que a gente possa obter informações sobre as condições higiênicas e sanitárias durante os processos de manipulação, armazenamento e distribuição das refeições, relacionados à segurança dos alimentos que são oferecidos para esse público”, explica a coordenadora.

Segundo ela, os resultados dessas análises são capazes de mostrar, por exemplo, se há contaminações nos alimentos, qual o microrganismo envolvido e a quantidade, para que se possa ter subsídios para a eliminação e/ou controle dos mesmos, ainda mais se foram patológicos, que causam doenças transmitidas por alimentos.

A coleta foi realizada no dia 9 deste mês e os laudos foram emitidos na quarta-feira passada, dia 22. De acordo com Maria Luíza, os parâmetros analisados nas amostras demonstram qualidade higiênico-sanitária satisfatória. “Os parâmetros estão com os resultados dentro dos limites conforme pede a atual legislação normativa”, diz.

O presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr, recebeu com entusiasmo o resultado da análise microbiológica de alimentos neste primeiro semestre. “As análises norteiam nossas ações, certificando a qualidade dos produtos e serviços, garantindo segurança para os nossos pacientes e funcionários”, enfatiza.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 331/2019 abrange toda cadeia produtiva dos alimentos, tratando dos padrões microbiológicos dos alimentos e a aplicação dos mesmos. Se enquadram nesta resolução os processos de produção, armazenamento, transporte, distribuição, comercialização ou qualquer outra etapa que faça parte da cadeia de alimentos.
_____________
Departamento de Comunicação Social