Centro POP e CERPAT realizam testagem da população em situação de rua em Itabuna.

A população que vive em situação de rua e que é usuária do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), em Itabuna, foi submetida na manhã desta quinta-feira, dia 14, a testes rápidos para detecção das Hepatites B e C.

Esta ação foi disponibilizada por meio de uma parceria com o Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, que mobilizou técnicos e os insumos necessários à imunização das pessoas.

De acordo com a coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, cerca de 90 pessoas, entre moradores de rua e funcionários do Centro POP, foram submetidas ao teste. A campanha integra a programação do Julho Amarelo.

“Estamos no Julho Amarelo, mês de luta contra as Hepatites Virais. Hoje, estamos trabalhando com uma população específica. Além dos testes, aproveitamos o momento para atualizar também a vacinação dessas pessoas contra as Hepatites”, informa Fernanda Barros.

Na oportunidade, também foram disponibilizados testes para detecção de HIV e Sífilis, além de distribuídos preservativos íntimos (masculino e feminino) às pessoas em situação de rua. O coordenador do Centro POP, Ricardo Portugal, ressalta a importância desta parceria com o CERPAT.

“A população em situação de rua é extremamente vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis, por ser um grupo heterogêneo que se caracteriza pela ausência de domicílio, vínculos familiares e vulnerabilidades em diversas áreas. Por esse motivo, é muito importante identificar esses portadores para frear o ciclo de transmissão”, afirmou.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna