Departamento de Vigilância em Saúde emite Nota Técnica às escolas para prevenção do Covid-19.

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde enviou Nota Técnica para a Secretaria Municipal da Educação distribuição com as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino com recomendações sobre as atividades presenciais. Em descrição ao monitoramento de casos suspeitos e confirmados, testagens e isolamento, a Vigilância Epidemiológica (VIEPI) baseia-se em Notas Técnicas específicas para o combate ao Covid-19.

Indivíduos com síndrome gripal, suspeito de Covid-19, devem entrar em isolamento, procurar a Vigilância Epidemiológica para realizado do teste ,além de manter as medidas de precaução em casa. A testagem deve ser realizada, preferencialmente, a partir do 4º dia de sintomas, para aumentar a eficácia e diminuir consequentemente os resultados falsos negativos.

Além disso, paciente positivo par Covid-19,seja sintomático ou assintomático, deve ligar para o setor de isolamento da VIEP, caso precise do Termo de Isolamento.

Por último, o Departamento de Vigilância em Saúde recomenda que todos os estudantes sejam vacinados, pois a vacinação é o principal elemento que permite maior segurança no retorno das atividades presenciais a uma rotina normal. Por último, sugere que a equipe gestora monitore a cobertura vacinal dos estudantes para a realização de estímulos à vacinação.

Nesta sexta-feira, as aulas foram temporariamente suspensas para a sanitização da Escola Batista do Califórnia, onde houve o registro de seis casos, mas sem a necessidade de prorrogação da medida. Também passarão pelo mesmo procedimento de sanitização as escolas Esperança, no Santo Antônio, Novo Horizonte, no bairro do mesmo nome, a partir de segunda-feira, dia 18.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna