Mesmo com a redução nos repasses de doses, Itabuna mantém planejamento vacinal contra a Covid-19.

Mesmo com a redução pelo Ministério da Saúde na aquisição de vacinas contra a Covid-19 e a consequente diminuição nos repasses de doses à Secretaria de Saúde da Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde vem mantendo o seu planejamento e organização, visando assegurar o acesso da população de Itabuna às vacinas nas unidades de saúde.
Segundo explicou a coordenadora da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, enfermeira Camila Brito, na verdade o que vem acontecendo é qu “com o aparente controle da pandemia, após o avanço da vacinação no país, o Ministério da Saúde reduziu o processo de aquisição de novas doses, levando em conta também a baixa procura registrada pela população que é público-alvo”, afirma.
Camila ressalta que não há escassez de vacina e desabastecimento, mas houve sim um rápido crescimento na busca pela vacina por parte da população, principalmente depois do período de festas juninas, e o considerável aumento na procura por testagens e no registro de número de casos.
“Com a redução nos repasses e o despertar da população para a necessidade de concluir o esquema vacinal, o que está acontecendo é o crescimento na demanda que antes estava reprimida”, elucida a enfermeira.
A coordenadora da Rede de Frio diz ainda que outro fato que deve ser levado em consideração é que os repasses de doses pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais de Saúde, que antes eram feitos semanalmente, agora acontecem a cada 15 dias. Nesta quinta-feira, dia 14, por exemplo, Itabuna recebeu cinco mil novas doses, sendo 3 mil da Pfizer e 2 mil doses da Oxford, que na segunda-feira serão distribuídas às UBS e USF.
“Portanto, à medida que o município recebe quinzenalmente novas doses de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde abastece as unidades da Rede Básica e de Saúde da Família para que a população seja vacinada. Entretanto, nem sempre temos recebido a quantidade de doses solicitadas. Mas, mantemos a nossa organização para assegurar o acesso da população à vacina”, finalizou Camila.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna