Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Itabuna integra Programa Bahia no Clima com previsão de seminário local em setembro.

A palestra virtual “Humanidade em crise: Introdução às mudanças climáticas”, proferida pelo pesquisador Jémison Matos, abriu na sexta-feira, dia 15, o programa de formação e ação em mudanças climáticas voltadas para os municípios baianos. Inovador, o programa promove a imersão em questões climáticas e ambientais com a participação de cientistas e pesquisadores, contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Planejamento.

“O Nordeste é a região do Brasil mais vulnerável às mudanças climáticas”, ressaltou Virgílio Machado, coordenador do projeto. Neste contexto,  “Bahia no Clima: Preparando os municípios”, que selecionou 10 cidades baianas interessadas nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções apontadas para superar os desafios que estão postos para os municípios sob o patrocínio da Bahiagás. Governo do Estado, Cultura Ambiental – TAOCA, Fórum Clima Salvador, INCTY IN-TREE e parceria da Prefeitura de Itabuna.

Coordenado por Virgílio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Letícia Moura, mestre pela UFBA em engenharia industrial com foco em tecnologias limpas, o programa coloca em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.

De acordo com Letícia, “a programação está sendo montada de forma que os dados científicos apoiem a tomada de decisão e a reflexão se insira na sociedade para que a mesma apoie e cobre políticas públicas”. Após a alta procura por inscrições no início do ano, os municípios selecionados foram Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba.

A programação do projeto contempla, ainda, um evento dedicado a cada município, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos dez territórios em termos de risco climático. “A intenção é que este projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicas de mitigação e adaptação às mudanças do clima”, resume Letícia.

A próxima palestra “Economia Climática: Novos Paradigmas” será realizada na terça-feira, dia 19, às 10 horas nos canais do Bahia no Clima no youtube, plataforma Zoom e Instagram e no site (www.bahianoclima.org), nos meses de julho e agosto. Também estão previstos seminários locais em Aracatu, Itaberaba, Iramaia, Itabuna, Barra da Estiva, Camaçari, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde e Ilhéus.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn