Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza

Prefeitura de Itabuna encerra Projeto Itinerante da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro nos abrigos

Prefeitura de Itabuna encerra Projeto Itinerante da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro nos abrigos
O Projeto Itinerante da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, vinculada à Secretaria de Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), encerrou na sexta-feira passada, dia 23, as ações da segunda edição com serviços a oferta de beleza e saúde no Abrigo São Francisco de Assis.

Durante três dias da semana passada, alunos dos cursos de  Massoterapia, Podologia, Manicure, Estética, Barbeiro,  Cuidador de Idosos,  Designer de Sobrancelhas e Cabelo feminino prestaram atendimentos  aos idosos e  albergados e colocaram em prática o que aprendem  em sala de aula.

O Projeto Itinerante começou na quarta-feira, dia 22, no Albergue Bezerra de Menezes,  no Antique. Em seguida, foi levado à Fundação Dr. Baldoino Lopes Azevedo, no  Bairro de Fátima.

“Nosso alunos se sentiram motivados  com a  ação nos abrigos  tanto que já pediram para que ação social e de beleza aconteça novamente antes do Natal”, disse  o diretor da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, Sandro Matos.

Os serviços de beleza e saúde foram oferecidos para cerca de 200 acolhidos nas três instituições. “A ação uniu a Escola e ofereceu aulas práticas. Os professores avaliaram os alunos tanto na humanização, como no cuidar e estar em ambiente fora da escola para a prática”, disse Mara Matos, coordenadora de um dos cursos.

Professora do curso de Podologia, Sara Lima acompanhou todos os atendimentos e disse que os alunos puderam tratar vários tipos de disfunções com a Podologia Geriátrica.

“Os casos que estamos acompanhando são por questões de manutenção básica, como um simples corte. Tem unhas que ficaram meses sem corte o que provocou má formação e muitas dores”, afirmou a professora.

A coordenadora do Abrigo São Francisco de Assis, Mara Vitória, disse que a instituição tem quase  90 pessoas acolhidas e que alguns cuidados precisam ser rotineiros.

“Tem idosos que são diabéticos e temos que ter uma atenção maior. Então, para nós é de suma importância ter esses profissionais aqui. Eles também ficam felizes com essas ações e a Prefeitura de Itabuna abraçou essa causa desde a primeira vez que fizemos a solicitação”, afirmou.

Galeria de Fotos

Fale conosco