A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Divisão de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima terça-feira, dia 27, às 10 horas, a entrega do Selo 5 Estrelas de Boas Práticas em Manipulação de Carne (BPMC) ao Supermercado Atakarejo, unidade do Bairro São Caetano.
O estabelecimento alcançou pontuação satisfatória na avaliação realizada em 2026, como parte do Projeto Alimento e Vida, desenvolvido pelo município. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o objetivo deste projeto é monitorar e capacitar os profissionais que trabalham nos açougues de supermercados, orientando-os sobre boas práticas de manipulação de carnes.
“Nossa proposta é contribuir para a oferta de alimentos de qualidade e seguros para o consumo, além de prevenir Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)”, informa Maristella Antunes.
Ela ainda lembra que em 2024 foi realizado pela Prefeitura de Itabuna o Curso de Capacitação em Boas Práticas em Manipulação de Carne, com atividades teóricas e práticas, em parceria com o Centro Universitário UNEX e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Já entre agosto e outubro de 2026, os supermercados participantes passaram por avaliações para a obtenção do Selo de reconhecimento. “Essa participação é muito importante, pois reflete uma parceria entre o poder público e o setor privado que tem como único objetivo a promoção da saúde e da segurança alimentar”, reforça a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
A expectativa é de que outros supermercados da cidade também participem desse projeto para que sejam ampliadas as ações de orientação, monitoramento e incentivo às boas práticas, com foco na qualidade dos alimentos comercializados e na proteção da saúde da população.

