Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre centrais de testagem e prazo de isolamento para Covid-19 em Itabuna

Com o aumento dos casos de síndromes gripais, a Secretaria Municipal de Saúde tomou algumas medidas para melhorar a assistência e a orientação para evitar novos contágios entre a população.
Somente neste ano, já foram abertas mais duas unidades, além daquelas já existentes, para assistência aos sintomas gripais: o Gripário Infantil, em frente ao CEMEPI, e a UEPA, no anexo ao Hospital São Lucas, ambos abertos das 8 às 18 horas.

Além disso, na semana são realizadas testagens contra o Covid-19 (Teste Rápido Antígeno e -RT-PCR) em ponto fixo. Nesta semana, os locais são a quadra de esportes do Colégio CISO (segunda e quinta-feira) e a Praça Rio Cachoeira (segunda, terça e quinta-feira) nas imediações da Avenida Mario Padre, Góes Calmon, e das 8 às 15 horas, que substitui o Caic Jorge Amado.

SOLICITAÇÃO DE ISOLAMENTO

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viepi) do Departamento de Vigilância em Saúde comunica que os pedidos de isolamento são realizados via correio eletrônico (email) por meio do endereço: isolamento.vigilancia@gmail.com.

Na mensagem eletrônica é preciso colocar como assunto: “Solicitação de Isolamento”. Além disso, é necessário anexar imagem do RG, data do início dos sintomas, situação atual (se aguardando coleta ou resultado positivo). Se positivo, anexar também a foto do laudo.

ISOLAMENTO E RETESTAGEM

A Viepi esclarece também que o prazo de isolamento dos pacientes positivados com Covid-19 segue orientação do Ministério da Saúde, o qual estabelece as seguintes determinações: Pacientes que são assintomáticos (sem sintomas respiratórios), mas tiveram contato com pessoas positivadas e também positivaram, o prazo é de cinco dias de isolamento, podendo retornar se testado novamente e o teste for negativo.

Já pacientes que são sintomáticos e positivaram para Covid-19, mas não realizaram um novo teste, o prazo de isolamento é de 7 dias. Em caso de sintomas leves, precisará fazer novo teste. Com resultado negativo, para retorno às atividades.

E após 10 dias se um paciente positivado não apresentar mais sintomas não precisa fazer nova testagem, já pode retornar às atividades, pois, é o fim do período de contaminação. Em caso de persistência de sintomas gripais, a pessoa deverá procurar um atendimento médico para avaliar seu caso. Para demais orientações, a Viepi disponibiliza o Whatsapp (73) 98112-1058, que responde por ordem de demanda.

Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna