Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeitura de Itabuna realiza vacinação infantil especial no sábado na Praça Rio Cachoeira

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Esporte e Lazer, Promoção Social e Educação realizará uma ação especial para vacinação infantil neste sábado, dia 19. A vacinação acontecerá das 9 às 15 horas na Praça Rio Cachoeira, Beira-Rio, no Bairro Góes Calmon.

O público-alvo são crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidade que serão imunizadas com as vacinas da Pfizer Pediátrica e Coronavac. Ao todo serão disponibilizadas 400 senhas.

O momento será de vacinação e de promoção do lazer das famílias, quando serão distribuídos chocolates às crianças imunizadas, bem como brinquedos e atividades recreativas com apresentação de personagens infantis e promovida orientação quanto aos cuidados para prevenção da Covid-19 nas escolas.

A secretária de Saúde, Lívia Mendes, afirma que o objetivo da ação é trazer mais acessibilidade aos pais e um momento lúdico às crianças. “Sabemos que muitos pais trabalham em horário comercial. Por isso, o objetivo dessa ação é trazer um momento especial para que as crianças se sintam à vontade e também dar mais comodidade aos pais. O prefeito Augusto Castro bem como as secretarias envolvidas estão empenhados em fazer da ação mais um momento para proteção”, enfatizou.

Dentre as ressalvas que precisam ser seguidas na imunização deste grupo infantil estão: a apresentação do cartão de vacina da criança, que deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de não ser os pais, responsável deverá levar uma cópia do documento do pai ou da mãe e autorização por escrito assinada). Os pais ou responsáveis deverão apresentar documento pessoal com foto.

Além disso, para crianças com comorbidade é preciso apresentar também o relatório médico que ficará retido. Outro ponto é que a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. Os pais poderão optar por qual a vacina para as crianças sem comorbidade de 6 a 11 anos (Coronavac ou Pfizer Pediátrica). Já para aquelas com 5 anos e as com comorbidade a orientação é a Pfizer Pediátrica.

As doenças que são consideradas comorbidades são Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves: Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática. Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, física e intelectual (crianças autistas estão incluídas nesta última categoria).
__________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn