Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Centro de Referência à Saúde do Idoso de Itabuna atende mais de 3.500 pacientes

Um dos mais importantes programas de promoção à saúde e tratamento do idoso (Prosi/Hiperdia) desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna tem mais três mil pacientes cadastrados e assistidos regularmente. São pouco mais de mil idosos com diagnóstico de diabetes e 2.500 portadores de Alzheimer, Parkinson e Osteoporose e outros agravos. Eles são atendidos no Centro de Referência à Saúde do Idoso, que funciona anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Zildolândia.

A coordenadora da Centro de Referência da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Larissa Morgana Carvalho, informou que os pacientes tem consultas regulares previamente agendadas, lembrete por meio de ligação telefônica no dia da consulta e o acompanhamento permanente aos hipertensos e diabéticos, além do tratamento propriamente dito com emissão de receita e a distribuição de algum tipo de medicamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho é feito diariamente por uma equipe multidisciplinar integrada por cardiologista, endocrinologista, geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos. Larissa lembra que o Centro de Referência à Saúde do Idoso também trabalha com pessoas com doenças degenerativas, algumas sem cura.

“Nosso objetivo é melhorar a independência e a autonomia desses pacientes, que precisam não só de assistência médica, mas de um cuidado especial e um olhar diferenciado”, contou a coordenadora. Ela informou que no total são 18 profissionais de saúde comprometidos “para garantir a manutenção e recuperação da saúde física, mental e funcional do paciente para que seja ativo e conviva dentro do contexto familiar, além de uma melhorar a qualidade de vida.

Para concluir, Larissa Carvalho disse que, por conta da pandemia nos últimos dois anos, outras atividades como palestras, encontros e oficinas para cuidadores de pessoas da terceira idade que eram realizados regularmente foram suspensas. “Mas, a unidade não descartou a possibilidade das ações voltarem no momento oportuno, quando não houver mais risco de contaminação da Covid-19”, garantiu.

___________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn