Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeito Augusto Castro apresenta aos itabunenses o projeto Mais Água para a Cidade.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, apresentaram para a imprensa e representantes da sociedade civil, na tarde de hoje, dia 5, o Projeto Mais Água para a Cidade. O evento ocorre no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O Mais Água para a Cidade é projeto de investimento de pouco mais de R$ 26 milhões, que vai resolver em até 80% o problema do abastecimento de Itabuna. Consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a implantação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Na rodovia BR-101 e na Avenida José Soares Pinheiro, em direção à zona sul, será aplicada a tecnologia não destrutiva, garantindo que o pavimento, por onde a rede vai passar, não sofrerá danos. Também, serão construídos dois reservatórios.

Um, localizado no Bairro Novo Lomanto, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água. Outro, no Bairro Novo Jaçanã, que vai acumular 5 milhões de litros de água, para atender 36 bairros da zona sul e sudeste que atualmente sofrem com o fornecimento intermitente de água.

OPORTUNIDADE ÚNICA

De acordo com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o município passa a viver uma nova fase e uma oportunidade única. “Focamos nossa gestão no planejamento e projetamos a cidade para daqui a 40 anos. Obras como o projeto Mais Água, é garantia na melhoria de vida de nossa gente”, afirma.

Segundo o Chefe do Executivo itabunense o projeto também vai contribuir para atração de novos investimentos, com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste/Leste. “Estamos tendo uma oportunidade única de preparar o crescimento e o progresso da cidade. As obras estruturantes que estamos realizando e vamos realizar ficarão marcadas na história de Itabuna”, disse Augusto Castro.

O presidente da concessionária Raymundo Mendes Filho lembrou que esse é o maior investimento executado pela Emasa nos últimos 30 anos. “Com esse projeto, o prefeito Augusto Castro realiza o maior aporte de recursos na empresa neste período”, destacou.

“Além de proporcionar água nas torneiras diariamente, o Mais Água para a Cidade atende o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento, que é a universalização do acesso da população à água até 2033. Itabuna fará o seu dever, a partir de agora”, afirmou Mendes Filho.

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), que por problemas de voo, não pode participar da apresentação do Mais Água para a Cidade, aportou através de emenda parlamentar o valor de R$ 4 milhões para o projeto.

O projeto Mais Água para a Cidade tem previsão de conclusão em 18 meses e de imediato vai atender uma população de cerca 130 mil habitantes. Com as projeções pode chegar a pouco mais de 143 mil pessoas em 2041.

 

——–
Assessoria de Comunicação Social da Emasa
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn