Hospital de Base lança campanha de  incentivo à higienização das mãos.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia, a Campanha “Higienização das Mãos – Eu me comprometo e você?”. O período da campanha coincide com o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 5 de Maio e estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI) a enfermeira Fernanda Ludgero, o cuidado ao paciente deve ser pensado de forma integral e eventos como este sempre são incentivados e apoiados pela diretoria do Hospital de Base, por entender que as boas práticas hospitalares são basilares para um bom desempenho de uma unidade de saúde.

“Aliado ao trabalho de capacitações, ações de educação permanente e rodas de conversa, temos o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e agora também o Núcleo de Segurança do Paciente que são muito atuantes e viabilizam boas práticas de biossegurança dentro do Hospital de Base ”, comentou a presidente da FASI.

Palestras e dinâmicas informativas fizeram parte da programação do evento. Por meio da metodologia do campo escuro (caixa escura com luminol), por exemplo, foi possível mostrar aos participantes do evento o nível de contaminação das mãos.

“No decorrer da semana essa técnica será levada para os diversos setores do hospital. O objetivo é mostrar se a técnica utilizada para a limpeza das mãos está sendo feita de forma correta”, explica a enfermeira Talita Ramos, coordenadora do SCIH, que ainda ministrou palestra sobre “Sistematização da vigilância pós-alta de pacientes cirúrgicos”.

Talita explica que o principal objetivo desta campanha foi mobilizar profissionais e estudantes para a importância de higienizar as mãos. “Esta é a prática de maior evidência científica no que diz respeito a redução das contaminações cruzadas (infecção hospitalar)”.

Ela completa que “a infecção hospitalar aumenta o custo com tratamento, com internamento, prolonga o tempo de internamento do paciente, enfim, podemos evitar isso com a lavagem das mãos”.

Já o médico Fernando Romero, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), fez uma explanação sobre o “Perfil Microbiológico do HBLEM ”. Ele apresentou dados sobre os microorganismos mais incidentes no hospital, o melhor tratamento farmacológico, além de medidas e precauções de isolamento.
______
Departamento de Comunicação Social