Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

*Homenagens e alegrias em Itabuna na entrega da Escola Everaldo Cardoso.

Gritos de “viva”, palmas, muitas palmas, abraços e muita alegria. Foi nesse clima de festa que alunos, pais e professores receberam o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), na manhã desta quinta-feira, dia 2, para a entrega da Escola Municipal Everaldo Cardoso, no Bairro São Caetano. A unidade atende mais de 700 alunos, passou por uma ampla reforma em sua estrutura, recebeu móveis novos e atualmente conta com 50 professores e funcionários.

Antes mesmo de chegar na entrada da unidade escolar, o prefeito foi abraçado por alunos do Ensino Fundamental e do segmento de Ensino de Jovens e Adultos (EJA,
a exemplo da estudante Dione Maria dos Santos, 58 anos, do turno noturno, que não escondeu sua alegria ao dizer a Augusto Castro: “Estamos muito felizes, pois, agora temos uma escola decente, graças a você”.

Depois de aprovar a obra de requalificação, após uma visita guiada em toda a escola, o prefeito foi homenageado pelos cuidadores da Casa  do Adolescente. “Uma homenagem simples, mas que demonstra nossa gratidão pelo esforço dele em dá a Itabuna o melhor de si, com um trabalho eficiente na saúde, na infraestrutura da cidade e em especial na Educação”, destacou uma das cuidadoras.

O prefeito Augusto Castro dirigiu às crianças suas palavras iniciais neste momento de festa. Ele também lembrou do saudoso professor Everaldo Cardoso que dá nome à escola, “por ter sido um cidadão de bem, trabalhador e de vida limpa e que soube fazer a diferença em Itabuna”, resumiu.“Todas as 92 escolas sucateadas e, com a pandemia, foi muito pior, por ter sido o setor mais afetado com as consequências da COVID-19,” lamentou.

Ele disse também que a Rede Municipal de Ensino tem pouco mais de 20 mil alunos matriculados, segundo o prefeito, número relativamente pequeno, que precisa ser revisto e ampliado. Ainda destacou que em menos de dois anos de gestão, já foram aplicados mais de R$ 5 milhões na aquisição de mobiliário escolar e em materiais essenciais ao bom funcionamento de uma escola.

O prefeito adiantou que já conseguiu um financiamento no valor de R$18 milhões no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de novas escolas e creches. “É um desafio muito grande, mas que precisa ser feito se quisermos ter um melhor ensino na rede pública municipal”. Lembrou que Itabuna é polo regional de educação superior e precisa ser um bom exemplo para a Bahia a partir do ensino fundamental.

O secretário municipal da Educação, Josué de Souza Brandão Júnior, num breve discurso, elogiou o trabalho do prefeito ao ressaltar os investimentos no setor educacional, visado assegurar uma educação de qualidade na rede municipal. Lembrou, por exemplo, do reajuste do piso nacional aos professores, e que poucos municípios conseguem manter e os salários pago em dia. Ele também citou a dedicação da ex-secretaria Janaína Araújo.

A diretora-geral da unidade,  Sandra Pastore, resume sua alegria em palavra: Gratidão a Deus,  ao prefeito e ao vereador Sivaldo Reis autor do pedido de providências. Já a vice-diretora Daniela Borges não conseguiu esconder seu contentamento ao desabafar: “Finalmente, temos uma escola decente, onde nossos alunos podem aprender com mais dignidade e respeito e onde podemos  também  trabalhar com mais satisfação..

Ao final da solenidade, a aluna Lauara Souza, de 11 anos , leu uma mensagem onde, em nome dos demais estudantes, agradeceu ao prefeito por “entregar uma escola bonita, arrumada e com tudo o que precisamos”. A solenidade foi prestigiada pelos secretários Moacir Smith Lima (Agricultura e Meio Ambiente), Thales Silva (Transporte e Trânsito) e Almir Melo Jr (Infraestrutura e Urbanismo), Cilene Souza Nascimento, presidente da Fundação Marimbeta, além de diretores municipais e lideres comunitários.
__________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn