Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Parceria Sustentável: Hospital de Base de Itabuna conta com a AACRRI e Reoba para reciclar parte do lixo descartado.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05), o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) em Itabuna destaca algumas ações realizadas na instituição com relação ao descarte do resíduo que é produzido no local e que trazem o conceito de responsabilidade socioambiental.

Uma delas é a parceria firmada com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que realiza a coleta de resíduos recicláveis.

“Toda semana a associação coleta o material que conseguimos separar. Chegamos a gerar em torno de 1 tonelada de papelão por mês”, afirma Guilherme Malta Vasconcelos, engenheiro ambiental do Hospital de Base de Itabuna.

A partir dessa prática, ele diz que é possível potencializar a quantidade de materiais coletados e encaminhados à associação.

“Além de gerar mais renda para essas famílias, nós adotamos uma postura sustentável. O lixo que jogaríamos fora, torna-se o pão de alguém”, diz.

Outra parceria firmada é com a Reoba Reciclagem, uma empresa de biotecnologia que faz a coleta de óleo residual oriundo do preparo de refeições e o realiza para a reciclagem. A empresa disponibiliza ao hospital bombonas para o armazenamento do resíduo de óleo.

“A Reoba converte o óleo vegetal em outros produtos, como por exemplo, o sabão. Alguns estudos comprovam que 1 litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Imagina se descartamos 50 litros de óleo no rio Cachoeira, que é o que eles coletam aqui, estaremos contaminando 50 milhões de litros de água”, destaca.

Ainda, alguns materiais recicláveis são reaproveitados e ajudam a ornamentar o ambiente hospitalar de modo a incentivar e despertar ações de educação ambiental. Como exemplo, lixeiras de coleta seletiva foram produzidas a partir de vasilhames de água mineral de 20 litros vencidos.

São atitudes como essas que ajudam a reforçar os três eixos da Sustentabilidade que são: ser ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Lembrando que Associação de Catadores integra o Programa Selo Verde Amigo do Catador e da Coleta Seletiva, sendo mais uma iniciativa do prefeito de Itabuna, Augusto Castro.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn