Prefeito Augusto Castro destaca coordenação, segurança e sucesso do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destacou o sucesso do Ita Pedro – Melhor São Pedro de Todos os Tempos durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 5, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. “Começo evidenciando a importância dessa reunião de trabalho para que a gente possa mostrar para a cidade o que foi esse evento, algo que na história contemporânea Itabuna não teve a oportunidade de presenciar”, declarou.

O prefeito lembrou que as famílias puderam levar seus filhos e parentes com total segurança. “Levantou a autoestima da cidade, depois de passarmos dois anos paralisados nas atividades econômicas e de lazer e entretenimento. Foi um grande evento que festejou o São Pedro no Nordeste. Temos uma cidade que a juventude e as pessoas gostam de participar, se divertir. Foi uma marca de planejamento e organização que traz impacto positivo, orgulho. Itabuna tem calor humano que dá energia”, acrescentou.

Augusto assinalou que pessoas de várias cidades e regiões do estado vieram brincar. “A Prefeitura fez um esforço gigantesco. Quero fazer um agradecimento especial ao Governo da Bahia, através do governador Rui Costa e do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Ano passado tivemos apenas a decoração, mas neste ano procuramos investir para que as pessoas pudessem se divertir. Itabuna é um polo de comércio e serviços que precisa ser fomentado”, disse.

“A Prefeitura está com suas contas em dia, seja no pagamento antecipado de salários, seja no de fornecedores. Os dados estão aí para que a gente mostre a realidade para a população. Não daria para fazer a festa de São Pedro se houvesse atrasos de salários e de fornecedores ou pendências com o Governo Federal”, frisou o prefeito, assegurando que, “apesar de pegar o município com dificuldades, estamos conseguindo obter certidões depois de 15 anos”.

O comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Manfredo Santana, informou que houve entrosamento e parcerias com o Samu-192 e demais órgãos de segurança. “Os números do Ita Pedro foram muito bons, o evento grandioso e a Prefeitura de Itabuna está de parabéns”, destacando que as ações se iniciaram pelo menos 60 dias antes. “O Ita Pedro passa a ser referência regional e estadual, considerando a magnitude do evento”, assinalou.

“A cidade se ressentia de uma marca importante como o Ita Pedro. É a marca que chegou para ficar, o 15º BPM será, como sempre, um guardião grapiúna. No que tange à segurança pública, esteve tudo dentro do planejado. Todas as forças de segurança estão de parabéns” comentou o tenente-coronel Ferreira Lopes.

Já o delegado regional Evy Paternostro, titular da 6ª Coorpin, afirmou que a festa nasceu gigante.
“As forças de segurança conseguiram dar conta do recado, sem fatos graves e as estatísticas são seguras”, opinou, destacando a atuação das polícias rodoviárias federal e estadual.

A coletiva de imprensa foi aberta com a saudação do presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila, que fez questão de ressaltar a repercussão do sucesso da festa de São Pedro.

“Foi uma experiência nova. Queremos parabenizar a FICC e sua diretoria pela montagem do evento. Foi uma festa brilhante e magnífica que nos coloca a responsabilidade, prefeito Augusto Castro, de fazer ainda melhor no próximo ano. Também quero destacar o trabalho das forças de segurança que foram atuantes e contribuíram para o sucesso”, disse.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna