Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

CERPAT aplica vacina contra hepatites virais em trabalhadores da Biosanear.

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) está realizando uma campanha especial em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. Na manhã desta terça-feira, dia 19, a equipe da unidade especializada vinculada à Secretaria Municipal de Saúde esteve na Biosanear, concessionária da limpeza pública, para levar informação e também aplicar vacinas aos trabalhadores.

A coordenadora do CERPAT, enfermeira Fernanda Barros, frisa que o objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais – doença caracterizada pela inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de algumas substâncias como álcool, drogas, etc.

“Estamos com uma programação segmentada para diferentes públicos durante todo o mês. Hoje, visitamos a Biosanear. Amanhã, dia 20, estaremos na USF Jorge Amado, no Bairro Maria Mattos (Rua de Palha), e na quinta-feira, dia 21, no Abrigo São Francisco”, informa a coordenadora do CERPAT. Na semana passada, o público-alvo da Campanha Julho Amarelo foi pessoas em situação de rua.

Palestras, testes para detecção das hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de vacinas, materiais informativos e a  distribuição de preservativos íntimos (masculino e feminino) são os serviços disponibilizados pelo CERPAT. “Durante todo o mês estamos intensificando a oferta de testes rápidos, vacinação e aconselhamento com psicólogo”, reforça Fernanda Barros.

Ela aproveita para recomendar o teste periódico ou quando houver exposição ao risco de contaminação. “As hepatites virais têm diversas formas de contágio, como, por exemplo, exposição fecal-oral, sangue contaminado através de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes, além de relação sexual desprotegida”, alerta.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn