Prefeito Augusto Castro pede a religiosos sugestões para o Celebra Itabuna.

O prefeito Augusto Castro (PSD) recebeu nesta quarta-feira, dia 20, padres de algumas paróquias locais da Diocese de Itabuna. O encontro ocorreu no Itabuna Palace Hotel, onde pela manhã ele se reuniu com um grupo de líderes evangélicos a quem também pediu sugestões de artistas e cantores de música católica para o “Celebra Itabuna”.

Augusto destacou a importância de incluir a participação de artistas de todas as denominações religiosas no festival para uma maior integração entre as comunidades nas comemorações de aniversário de Itabuna, que completa 112 anos de emancipação.
Os shows estão previstos para os dias 27 e 28, Dia da Cidade.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, também reforçou a proposta inovadora da participação de religiosos nas festividades ao destacar que esta é uma forma de incentivar o respeito à tolerância e a liberdade de crença religiosa, além do fomento ao turismo no município.

“A partir desse encontro, esperamos contar com outras sugestões que possam ser integradas ao evento que foi cuidadosamente pensado para agradar aos segmentos religiosos da cidade e por extensão a todos os seguidores do evangelho, do catolicismo e de religiões de matriz africana”, afirmou.

O “Celebra Itabuna”, coordenado pela FICC, é uma ação ecumênica que será realizada no Beira-Rio, próximo à Câmara de Vereadores. Segundo ele, o evento será dividido em três momentos, sendo que no primeiro, dia 27, haverá show gospel, a partir das 19h.

No dia seguinte, Dia da Cidade, a partir das 14h haverá cortejo afro de matriz africana e a última apresentação, a partir das 19 horas, será um show católico. “Então, temos atividades para todos os públicos”, assegurou o presidente da FICC.

O padre Tony Valério, da Comunidade Santa Maria Madalena, no Bairro Nova Itabuna, um dos religiosos presentes ao encontro, disse que o Celebra Itabuna vem para trazer alegria, felicidade e vida. “A participação num evento bonito, que está sendo aguardado com muita expectativa, será importante”, afirmou.

O secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, parabenizou a iniciativa pioneira da FICC, ao lembrar que até então, os religiosos procuravam a gestão municipal em busca de apoio para a realização de eventos. “Hoje somos nós que buscamos esse apoio da parte deles”,concluiu.
__________
Departamento de Comunicação Social