Defesa Civil emite mais de uma dezena de notificações no mês de julho em Itabuna.

No mês de julho passado, a Coordenação da Defesa Civil (CDC) da Prefeitura de Itabuna emitiu 17 notificações produzidas durante vistorias de rotina nas áreas periféricas e centrais do município. No relatório, as causas mais comuns são quedas de árvores, além de muros e prédios com rachaduras, fissuras ou trincas, o que poderia provocar desabamentos.

O diretor da Defesa Civil, Kaique Brito, adiantou que cada uma das pessoas notificadas tem prazo de 30 dias para executar os reparos necessários de acordo com cada situação. Caso isso não ocorra, será emitida outra notificação, até que o problema seja solucionado definitivamente.

Segundo ele, a Defesa Civil não visa punir, mas zelar pela segurança e ordem e até para que haja o cumprimento de suas notificações. Entretanto, age de acordo o que determina sua Lei Municipal que é o de garantir a segurança da população. O diretor acrescentou que o órgão, vinculado à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) também pode emitir auto de demolição, desinterdição, interdição e interdição cautelar a depender de cada caso.

Kaike Brito disse ser muito comum no Sul da Bahia casos de queda de árvores e problemas estruturais em prédios por causa de chuvas frequentes. Quanto às rachaduras, por exemplo, elas podem aparecer em qualquer casa, prédio ou muro.

“Sendo superficial não há risco, apenas uma questão estética porque a parede fica feia. No entanto, se for estrutural, aí sim, se torna um caso grave com risco de desabamento, o que coloca em situação de perigo a população”, justificou.

O diretor da Defesa Civil diz ainda que a comunidade pode ajudar no trabalho cotidiano informando situações como paredes rachadas ou árvores que ameacem cair. As chamadas para atendimento podem ser feitas pelo 153, pelo Whatsapp 98117-4490 ou ainda pelo Instagram:  @defesacivilitabuna.

Atualmente, a Defesa Civil funciona na Rua Sílvio Santos, Bairro Jaçanã (ao lado da antiga Gávea). Conta com uma equipe integrada por oito agentes, dois engenheiros e um geógrafo, que trabalham de domingo a domingo, em regime de plantão, conforme lembra o diretor Kaike Brito.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna