Programa Saúde com Agente é aberto em Itabuna para formação técnica de agentes comunitários e de endemias.

Itabuna passa a integrar das cidades brasileiras que aderiram ao Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Na manhã desta terça-feira, dia 9, 509 profissionais participaram da abertura do Curso de Nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FAÇA), que tem o objetivo de capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Combate às de Endemias (ACE), para melhor atender às necessidades da população.

A apoiadora da Educação Permanente em Saúde da Prefeitura de Itabuna, Deyse Santos, explica que o curso vai fortalecer o trabalho dos agentes em campo. “ Os Agentes Comunitários de Saúde e Combate às de Endemias terão novas atribuições, dentre elas, a de verificar a pressão arterial e glicemia”, afirmou.

Com duração de 10 meses, com carga horária de 1.275 horas, o curso será ministrado pela UFRGS e terá modalidade híbrida. Ou seja, com aulas presenciais, através de profissionais da Atenção Primária ou da Vigilância em Saúde da cidade e virtual com tutores. A grade curricular inclui o reconhecimento de uma plataforma virtual, das tecnologias em saúde e das políticas públicas.

“Todo o processo seletivo dos agentes foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde a fase de inscrição e homologação”, falou Deyse Santos.

O curso tem contrapartida da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. “ O município se predispôs a dar todo apoio para que nossos agentes sejam capacitados”, disse secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, na abertura do evento.

A apoiadora de Estratégia Saúde da Família, Margarida Amorim é uma das defensoras da realização do curso em Itabuna, tendo ressaltado o esforço da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para trazê-lo, já que há 15 anos era esperado pelos agentes.

“ Fomos contemplados com a adesão da Prefeitura ao curso técnico. Brevemente nossos agentes vão usar aparelhos e equipamentos que antes não tinham acesso na assistência às pessoas. Além disso, os alunos terão uniformes adequados estabelecidos pelo Ministério da Saúde, chapéu, material didático, oxímetro e glicosímetro, dentre outros” , afirmou.

A Agente Comunitária de Saúde, Alessandra Ribeiro, acredita que o curso vai agregar mais conteúdo ao trabalho que já exerce. “ Agora, vamos poder até aferir a pressão e medir a glicemia dos pacientes. Me senti muito feliz quando fui selecionada”, comemorou.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna