Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

SAMU-192 e 4° GBM iniciam capacitação  de primeiros socorros de profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), o 4ºGBM e a  Secretaria Municipal da Educação iniciaram na quinta-feira, dia 18, na Base do Nova Itabuna, o treinamento de professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre Primeiros Socorros. A iniciativa atende aos dispositivos da Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas).

A Lei foi sancionada pela Presidência da República, depois de o garoto Lucas Begalli morrer  engasgado, em 2017, numa creche de Campinas,  interior de São Paulo. Nesta sexta-feira, dia 19, às 14 horas, passam pelo treinamento os profissionais da Educação  do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, e do Grupo Escolar Júlia Oliveira, na Avenida Juraci Magalhães, ambas, no centro.

Ontem, a capacitação foi realizada com profissionais da Creche-Escola Leonor Pacheco, no Bairro Maria Matos (Rua de Palha). As próximas unidades a participarem do curso na Base do Samu-192, são: Creche Otaciana Pinto (29/08), Creche Pequeno Lar (30/08) e Creche Irmã Margarida (31/08), sempre às 14 horas.

A capacitação tem apoio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Serviço (COAPES), que reúne várias instituições, dentre as quais, a Faculdade Santo Agostinho (FASA) de Itabuna.

“ Solicitei o apoio do COAPES para capacitar esses profissionais o mais rápido possível. Isso  dá segurança ao Poder Público, às famílias das crianças e à sociedade” , disse o secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior,.

“O curso é ministrado por socorristas do Samu-192 e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Queremos treinar o maior numero de profissionais da Educação e de pessoas  possíveis para prestar socorro rápido às crianças em situação de engasgo, por exemplo, o que requer habilidade” afirmou a presidente do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e
Serviço, Tatiana Pires,.

O secretário municipal da Educação reiterou a importância de se acionar um serviço especializado em condições de urgência e emergência. “ Isso não substitui que a escola chame o Samu-192, mas até chegada é super importante as primeiras providências” , orientou.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn