Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Tudo pronto para o Dia D em Itabuna da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite.

Está tudo pronto para a realização neste sábado, dia 20, das 8 às 16 horas, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio, do Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, em Itabuna. As doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Nos dois últimos dias, a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito,  fez  um chamamento aos pais, responsáveis e tutores para levem as crianças menores de cinco anos para tomar a vacina por conta da baixa adesão. Menos de 600 doses do imunizante contra a Poliomielite foram aplicadas embora a Campanha  Nacional Contra a Poliomielite tenha se iniciado no dia 8.

Ela informou ainda que, em paralelo, o  município também está executando  a Campanha de Multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e a vacinação contra o Covid-19.

ROTARY CLUB

Nesta sexta-feira, com o apoio do Rotary Club de Itabuna, a Rede Frio pelo terceiro ano consecutivo, está aplicando a vacina contra Poliomielite em crianças menores de cinco anos das comunidades da zona rural. A ação vai até o  dia 26, pelo suporte logístico do clube de serviço à Campanha Nacional de Vacinação.

Também são levadas doses de imunizantes para atualização da caderneta de crianças, adolescentes, adultos e idosos, inclusive a vacina contra o coronavírus. Com esta parceria, desde 2020, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede Frio, disponibiliza o material e profissionais, enquanto o Rotary oferece a logística para que a campanha alcance os pequenos destas comunidades.
A primeira localidade contemplada pelo Projeto do Rotary Club foi a do Cerrado, nesta sexta-feira. Na terça-feira, dia 23, o projeto estará em Ribeirão Seco e na comunidade de Jacareci, cujas crianças também receberão a gotinha da pólio. Para encerrar o período, no dia 26, a vacinação acontece no Morumbi. A ação é coordenada pela enfermeira rotariana Adriana Mozer.
O presidente 2022-2023 do Rotary Club de Itabuna, Cláudio Vitor Santana, informou sobre a importância dessa campanha, ação que está entre as metas deste ano rotário.
“A campanha não pode parar. É crucial o empenho de todos para continuarmos trabalhando a fim de manter nossas crianças livres da pólio. Nesses três dias de ação estaremos juntos na zona rural da cidade nos dedicando a contribuir para eliminar a paralisia infantil”, afirmou o presidente.

CAMPANHA PÓLIO PLUS

O combate a Pólio é um projeto de grande responsabilidade do Rotary International, que em sua atuação em todo o mundo já conseguiu reduzir 99,9% dos casos de paralisia desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985.
Nestes quase 37 anos, graças à dedicação e ao trabalho do Rotary e seus parceiros, mais de 2,5 bilhões de crianças receberam a vacina oral contra a pólio. Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.
____________
Com informações da Ascom Rotary Club de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn