Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna começa dia 4 de setembro.

O Campeonato Interbairros de Futebol, maior evento esportivo do Sul da Bahia e aguardado com expectativa pelos desportistas, vai começar no dia 4 de setembro. A data foi definida na noite de sexta-feira, dia 19, durante encontro na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), comandado pelo secretário José Alcântara Pellegrini, com dirigentes de associações de moradores e líderes comunitários que também decidirão a disputa do título no dia 11 de dezembro.

“Sou um dos maiores entusiastas do Interbairros, até porque no passado participei de uma final como atleta. Vejo que há grande expectativa, o que é bom. Este encontro é para decidir o Campeonato Interbairros de Futebol, pois o prefeito Augusto Castro quer sua realização e precisamos discutir soluções, conjuntamente”, disse o titular na SEMEL. A seguir, justificou a proposta de um certame futebolístico mais enxuto em razão de dois grandes eventos: eleições e a Copa do Mundo.

Segundo o secretário, a segurança de atletas, dirigentes, desportistas e torcedores durante a competição está garantida com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. “Estas instituições da segurança pública sempre participaram, desde a primeira edição em 1993. A partir desse assembleia vamos comunicar oficialmente sobre a data de início e o calendário de jogos para que a segurança se efetive”, afirmou Pellegrini. Ele acrescentou que os campos de várzea estarão prontos para a rodada inaugural, já que houve a vistoria técnica.

O assessor técnico do Interbairros, professor Paulo Roberto Rezende, apresentou a proposta para o Campeonato Interbairros de Futebol que terá basicamente a mesma estrutura de 2016. Ao todo, serão 63 jogos em sistema de disputa respeitando a regionalidade dos bairros. Os locais das partidas ocorrerão por sorteio entre as 48 equipes inscritas, com jogos de ida e volta (mata-mata). O classificado vai para o jogo seguinte.

A primeira fase se encerra no dia 23 de outubro, reunindo 48 equipes, 24 jogos. A segunda fase, será disputada de 6 a 20 de novembro, com 24 equipes e 12 jogos. Já a terceira fase ocorrerá no dia 27/11, com seis equipes e três jogos. Já a quarta fase, acontecerá no dia 4 de dezembro (semifinais) com quatro equipes e dois jogos. A final será no dia 11 de dezembro, com as duas equipes finalistas, em local ainda a ser definido.

A maioria das equipes recusou o fornecimento de uniformes sob o argumento de que já necessitam de outro tipo de suporte. “Com a decisão, vamos avaliar junto ao secretário que apoio poderá oferecer, o que pode ser o transporte, preparação dos campos, etc. Certamente, a Secretaria de Esportes e Lazer vai adotar providências que atendam a todas as associações”, disse Rezende. Ele destacou como positiva a aceitação da inscrição do time da Associação de Moradores do Jardim Primavera, que conquistou títulos em outras edições, mas não havia sido inscrita.

O presidente da Associação do Jardim Primavera, radialista Carlos Barbosa, considerou que há todo um esforço da Prefeitura de Itabuna para a realização do Interbairros, depois de um ano difícil em consequência das chuvas e enchentes do final de dezembro do ano passado. “Quanto à fórmula de disputa do certame vamos analisar, mas o importante é que todos os bairros participem, aja interação entre desportistas e espaço para o mercado informal. Vamos fazer uma bonita festa, com respeito aos adversários. O Campeonato Interbairros de Futebol é o maior evento que temos”, destacou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Condomínio Residencial São José, Eliezer Nobre, o Casillas, é fundamental a realização da competição. “Diante das circunstâncias, com calendário político e Copa do Mundo, foi a alternativa. Mas estamos animados, vamos fazer uma boa caminhada, honrar nosso bairro e as nossas cores com espírito esportivo”, expressou. Na terça-feira, dia 23, às 18h30min,  a SEMEL e por meio de live, em novo encontro, a tabela dos grupos e jogos deverão ser apresentados para aprovação pelos dirigentes das associações de moradores participantes.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna