Prefeitura de Itabuna participação de curso sobre gestão de verbas para a Educação.

Profissionais da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Itabuna participaram do segundo do Curso Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Mutirão de Atendimento aos Dirigentes Municipais de Educação – Território Litoral Sul. O encontro foi realizado na terça-feira,  dia 23, no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz( UESC), com o apoio da Associação do Município do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste (AMURC).

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, disse que o curso teve o objetivo de sanar as dúvidas dos gestores no que se refere à aplicação das verbas, acompanhamento e controle social do que é destinado pelo governo aos municípios. “ Foi uma oportunidade para quem deseja que os municípios do Litoral Sul utilizem os recursos de forma responsável e célere para desenvolver a educação”, disse o secretário.

Também estiveram no curso, os representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS). O conjunto de atividades de apoio à gestão municipal é realizado pelo Programa AGIR – LS, da UESC em parceria com a AMURC e o Fórum de Secretários Municipais da Educação (FORSEC).

O encontro foi aberto pelo presidente da AMURC, Vinícius Ibrann, que ressaltou que ações como essa do FORSEC são fundamentais para entender as ferramentas como o PDDE, importante para diminuir o impacto do subfinanciamento da Educação no país. Além dele, também participaram o Pró-reitor de Extensão da UESC, Neurivaldo de Guzzi, a consultora do FORSEC, professora Gilvânia Nascimenoto, a coordenadora do CECAMPE, Adriana Diniz, e a diretora do Departamento de Educação da UESC, Lívia Coelho.

Desta vez, teve a parceria com o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE – Nordeste), que é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Nesta etapa das atividades, o CECAMPE  vai realizar um curso de formação presencial, sobre o PDDE e ações integradas.

Nesta quarta- feira, dia 24, será realizado o atendimento aos dirigentes municipais da Educação com foco nas temáticas definidas em programação e consulta antecipadas como: Condicionalidades do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB – Resolução nº 1 de 27 de julho de 2022), Sistema Municipal de Ensino e Organização do Município e Busca Ativa Escolar.

Por meio de trabalho integrado com diversos setores educacionais, a gestão do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) segue trabalhando com dedicação para o fortalecimento do sistema municipal Educação, o que inclui a capacitação continuada de professores, pagamento em dia dos salários, inclusive com o piso nacional (33,24%) e reforma, ampliação e requalificação das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
____________
Departamento de Comunicação Social