Prefeitura e FICC confirmam realização do Celebra Itabuna na próxima semana.

Está programado para os dias 6 e 7, o Celebra Itabuna, que acontecerá na Avenida Mário Padre, em frente à Câmara de Vereadores. O primeiro dia, será aberto às 18h30min com apresentação de um grupo evangélico. No dia seguinte, em dois momentos, haverá evento com a comunidade de matriz africana, às 13 horas, enquanto às 17 horas, com representantes da Igreja Católica.

O Celebra Itabuna é um projeto da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), com o apoio da Prefeitura. Na manhã desta sexta-feira, foi confirmado pelo prefeito Augusto Castro (PSD), num encontro no Itabuna Palace Hotel, com representantes das comunidades de matriz africana. Outro evento idêntico, já foi realizado com outras lideranças religiosas.

O prefeito explicou que o Celebra Itabuna não visa apenas a apresentação de músicas religiosas, mas também o debate, a troca de sugestões e o apoio mútuo para a elaboração de um calendário oficial permanente de eventos, em que todos os segmentos, inclusive os religiosos possam participar igualmente atraindo visitantes e gerando movimentação turística, cultural e econômica.

“É importante ouvir o que vocês têm a dizer, pois, as sugestões que sejam apresentadas poderão ajudar a Administração pública a complementar o Plano de Governo para uma Itabuna melhor. A Prefeitura não tem condições de trabalhar sem que haja a participação efetiva de cada segmento”, reforçou Augusto.

O professor Ruy Póvoas, líder religioso do Terreiro Ylê Axé Ijexá, do Bairro Santa Inês, também ressaltou a importância do Celebra Itabuna. Ele elogiou o prefeito Augusto Castro pela iniciativa do projeto que apoia e abraça a diversidade religiosa no município. “É importante ouvirmos o que têm a dizer e o que queremos dizer também, pois, é conversando que a gente se entende”, frisou.

A ialorixá Desdêmona Dantas (Mãe Vanda), do Terreiro Ylê Axé Oyá Funké, do Bairro São Judas Tadeu, também destacou o projeto Celebra Itabuna, que segundo ela, permite a validação da luta, das tradições e ancestralidades do candomblé. “Itabuna e região têm uma história que destaca a importância de nossa cultura, que é importante inclusive, para o conhecimento das novas gerações”, opinou.

Outro representante da matriz africana, Gildo Soares (Pai Gildo), do Terreiro Ylê Axé Odoié, do Bairro São Roque, foi enfático ao dizer que o prefeito Augusto Castro dá a oportunidade aos terreiros de mostrar ao público um pouco da cultura africana e suas tradições fincadas em Itabuna.

Já o presidente da FICC, Aldo Rebouças, frisa que o Celebra Itabuna tem o objetivo de incentivar o respeito à tolerância e à liberdade de crença religiosa, além do fomento ao turismo.

“A partir desse momento, temos certeza que receberemos importantes sugestões que serão agregadas ao calendário oficial de eventos da cidade”, realçou. Ele lembra também que o evento integra a programação dos 112 anos de emancipação política de Itabuna, cujo Dia da Cidade transcorreu em 28 de Julho, mas acabou adiada.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna