Censo 2022: Balanço parcial aponta que 10% da população foram recenseados em Itabuna.

A Prefeitura de Itabuna tem apoiado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do Censo Demográfico 2022. Desde o início de agosto até o dia 31 de outubro é fundamental a participação da população na pesquisa que muito contribuirá para o levantamento de dados socioeconômicos da cidade.

De acordo com os dados parciais do IBGE, até o momento foram entrevistados 10% dos moradores do município, 55,1% estão em andamento enquanto 34,8% ainda serão recenseados. “A cidade é recortada em 379 setores censitários. Logo, cada bairro possui alguns recortes”,disse o coordenador Censitário Subárea do IBGE, Marcos Breno Almeida.

Segundo ele, já foram encerrados alguns setores no centro da cidade e nos bairros Mangabinha, Sinval Palmeira, Lomanto, Califórnia, Nossa Senhora de Fátima, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Caetano.

Segundo o coordenador, “os maiores problemas enfrentados pela equipe são a recusa de alguns moradores, ameaças em determinados bairros, assaltos e moradores ausentes do domicílio por viagem ou que têm pouca frequência em casa e não respondem às notificações do IBGE via carta”, enfatizou Marcos Breno.

Os recenseadores estão trabalhando com a devida identificação do IBGE com uniforme, crachá, boné e colete azuis contendo a logomarca do IBGE, além do dispositivo móvel de coleta, semelhante a um smartphone, na cor azul.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna