Prefeitura de Itabuna libera tráfego de veículos pesados sobre a Ponte Miguel Calmon.

Cerca de nove meses depois das cheias do final de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e Transportes e Trânsito (SETTRAN), liberou o tráfego de veículos pesados sobre a Ponte Miguel Calmon (Marabá), que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon. Antes, por medida preventiva, o equipamento esteve interditado, tendo depois sua utilização limitada apenas a veículos leves.

A interdição parcial foi estipulada pela equipe técnica liderada pelo engenheiro civil Adailton dos Santos de Moura (CREA-BA 051620040-2), da FG Consultoria que definiu os estudos para emissão de laudo em três etapas. Na primeira, foi executada vistoria emergencial, quando foi observado que a ponte não apresentava nenhuma avaria ou comprometimento grave, com iminente colapso. Na segunda, avaliou-se o tabuleiro e as estruturas, inclusive as fundações, com a liberação de veículos leves por 120 dias.

Na terceira vistoria, foram avaliadas cargas excepcionais nas pontes Miguel Calmon e Lacerda. Após análises dos resultados de monitoramento, com projeto estrutural nos meses de junho e julho, com orçamentação para a licitação de obras necessárias a partir de setembro. “As pontes estão liberadas para uso, porém, se faz necessárias as obras de recuperação e reforço das estruturas para garantir a eficiência e prolongamento de sua vida útil”, finaliza o laudo.

“Depois das enchentes, buscamos os projetos das pontes nos arquivos da Prefeitura, mas nada encontramos. Por isso, contratamos a empresa para execução dos estudos e chegamos à conclusão de que as pontes necessitam de melhorias e reforços, mas continuam seguras. Precisam de reestruturação, Por isso, estamos buscando recursos financeiros junto aos governos estadual e federal, pois, a partir do laudo, ficou configurada a necessidade de reforços estruturais”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr.
____________
Departamento de Comunicação Social