Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Prefeito Augusto exalta desfile cívico de 7 de Setembro em Itabuna.

Mesmo sob chuvas intermitentes, o desfile cívico do 7 de Setembro foi acompanhado nesta quarta feira pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autoridades civis e militares no palanque armado na Praça Otávio Mangabeira.

Durante a passagem das escolas e companhias  de policiamento na Avenida do Cinquentenário, Castro enalteceu a desfile como uma forma de celebrar a liberdade.“Estamos comemorando os 200  anos de um povo guerreiro. O  desfile tem um grande simbolismo para toda comunidade” disse o prefeito.

Este ano o tema do desfile foi o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 no Brasil. Na avenida, escolas particulares e da rede pública,  15° BPM, 4° GBM, companhias e grupamentos especializados da PMBA, Guarda Civil Municipal, lojas maçônicas e clubes de serviço marcharam em celebração à Independência do Brasil.

O secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior também acompanhou o desfile e ressaltou o centenário da Semana de Arte Moderna. “Foi um movimento importante nas
artes, cultura e na nossa história e na nossa literatura”, frisou.

A festa cívica foi planejada em três meses com participação de escolas municipais e estaduais de vetor disciplinar, ou seja, as que aderiram ao padrão do Colégio  da Polícia Militar.
“Queremos agradecer ao prefeito Augusto Castro que disse sim à nossa proposta de fazer o desfile com civismo
e participação popular. Por isso agradecemos também a comunidade pela presença”, falou Junior Brandão.

O comandante do 15° Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Sandro Ferreira Lopes, falou que a data é festiva para  todas as forças de segurança. “Não podemos esquecer que a consolidação da  nossa independência aconteceu aqui na Bahia. E mais uma vez viemos mostrar o que fomos e o que somos”, afirmou.

O efetivo da Polícia Militar no desfile foi de 1.500 homens. Passaram na Avenida, a Companhia de Guarda,
Cavalaria, Tático Ostensivo Rodoviário, Rondesp, Esquadrão de Polícia Montada, Bombeiros Militares e Polícia Rodoviária Estadual. Também desfilaram o os Desbravadores e Aventureiros e o Núcleo Cuidar

Para o comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militares, Tenente-coronel Manfredo Santana, o momento é de civismo e cidadania. “ É uma passagem fantástica da história do Brasil e que traduz a importância de viver em sociedade e ter patriotismo”, comemorou.
_________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn