Celebra Itabuna se encerra com artistas católicos, orações e agradecimento a Deus.

O Celebra Itabuna, festival de música evangélica, católica e de matriz africana, se encerrou na noite de quarta-feira, dia 7,  e entrou definitivamente para o calendário oficial de eventos da cidade. As apresentações se iniciaram na véspera do feriado do bicentenário da Independência do Brasil,  na Avenida Mário Padre, em frente a Câmara Municipal de Vereadores.

O festival agradou itabunenses de diferentes segmentos religiosos. Na noite de quarta-feira nem mesmo a chuva afastou a comunidade católica que chegou animada para assistir a apresentação do cantor Flávio Victor Jr. O público entoava e orava com fervor durante todo o tempo. A dona de casa Geane Oliveira frisou falando que para Deus não tem tempo ruim.

“Por tantos motivos, tomamos chuva! Porque para orar a Deus também não fazemos o mesmo?”, completou. No encerramento, Flávio Victor Jr., fez questão de fazer uma oração por Itabuna. “Neste 7 de Setembro devemos orar pelos nossos governantes. Orar pelo nosso país e pela nossa cidade. Pedi a Deus que continue conduzindo Itabuna pelos caminhos do bem”, expressou.

No intervalo das apresentações artísticas, o padre Tony Valério, da Paróquia Santa Maria Madalena, no Bairro Nova Itabuna, fez uma breve oração com o público. Para encerrar a programação da noite com chave de ouro, o cantor Davidson Silva fez uma emocionante apresentação.

Antes, por volta das 14 horas, houve apresentação no palco da Orquestra Gongombira, de Ilhéus, que atraiu pessoas adeptas do candomblé e de religiões de matriz africana. Em seguida, houve a realização do cortejo afro que saiu da Avenida Mário Padre em direção ao monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.

Para a diretora de Planejamento da FICC, Bruna Setenta, o cortejo é importante por trazer um ato simbólico para a cidade, respeitando a diversidade religiosa. “Itabuna tem cerca de 90 terreiros e templos de matriz africana. Então, é algo representativo, daí o reconhecimento dessa cultura pelas características fortes da negritude, com a capoeira, candomblé, as danças, etc. O que a gestão do prefeito Augusto Castro reconhece e valoriza”, afirmou.

A iniciativa inédita do Celebra Itabuna foi da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) com o apoio da Prefeitura. O evento coroou o encerramento dos festejos em comemoração aos 112 anos de emancipação política e administrativa do município, que transcorreu no dia 28 de julho.
____________
Departamento de Comunicação Social