Prefeitura de Itabuna executa a requalificação asfáltica da Avenida Bionor Rebouças e Rua Rio Branco.

Consideradas como dois dos principais corredores de tráfego da zona norte da cidade e localizadas em dois bairros populosos de Itabuna, a Avenida Bionor Rebouças, no São Roque, e a Rua Rio Branco, no Califórnia, estão sendo beneficiadas como as ações do Programa de Requalificação Asfáltica implementado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira, dia 8, e estão sendo intensificados nos 600 metros, aproximadamente, da Rua Rio Branco, com a mobilização de homens e máquinas. A iniciativa atende pedidos de moradores das localidades e do presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila.

A Avenida Bionor Rebouças, com 1,38 km de extensão, é a principal via de acesso e interligação dos bairros São Roque, Antique, Santa Inês, Monte Cristo e do condomínio Pedro Fontes ao centro da cidade. Já a Rua Rio Branco é um importante corredor de tráfego do Califórnia e via de acesso ao Bairro Nova Califórnia e ao condomínio Jardim América.
Segundo informou o titular da Superintendência de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho, a previsão é que na Rua Rio Branco o trabalho seja concluído nesta sexta-feira, dia 9. Em paralelo, será intensificado o recapeamento asfáltico na Avenida Bionor Rebouças.

“Com a ação do tempo e o desgaste natural do asfalto, a situação de conservação destas vias estava muito comprometida, inclusive colocando em risco a segurança de motoristas, motociclistas e transeuntes”, afirmou. “Portanto, mais que uma operação tapa-buracos era necessário um trabalho efetivo, como a requalificação asfáltica que ora estamos implementando, objetivando uma maior durabilidade das vias”, disse Sousa Lino.

Ele destacou ainda a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) em exigir a melhor qualidade possível do material asfáltico utilizado nas ações de requalificação da pavimentação de ruas e avenidas da cidade.

A chegada do asfalto novo agradou aos moradores que presenciaram o início dos trabalhos das equipes da Prefeitura. Moradora da Rua Rio Branco há 15 anos, dona Maria Helena Rosa dos Santos não escondeu sua alegria em ver a manutenção da via.

“Agradeço ao prefeito Augusto Castro pela iniciativa de fazer o recapeamento da rua. Tenho problemas de saúde e uma rua conservada, bem cuidada ajuda muito. Ficaria melhor ainda se ele colocasse um quebra-molas para evitar acidentes”, comentou.

Já o comerciante Joel Alves de Menezes, que trabalha na localidade há cinco anos, conta que nunca viu a rua passar por um serviço de manutenção como acontece agora. “Fico muito feliz em ver essa rua sendo recuperada. Espero que outras ruas do Califórnia também sejam beneficiadas. O desgaste vem de muito tempo”, expressou.
____________
Departamento de Comunicação Social