Prefeitura de Itabuna segue com ciclo de palestras sobre Saúde Mental.

A Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria Municipal de Saúde segue com diversas ações que integram o “Setembro Amarelo”, Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, com foco na temática “Saúde Mental”. Ciclos de palestras estão sendo realizados desde o início do mês no auditório da Secretaria de Saúde.
Na tarde desta segunda-feira, 19, o médico Marlon Borgonha Oliveira, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IA), de Itabuna, fará uma explanação sobre os “transtornos comuns na infância e adolescência”. Já o psicólogo Lucas Barroso, também do CAPS IA, abordará o tema “automutilação e comportamento suicida na infância e na adolescência.
A Coordenação de Saúde Mental, do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde de Itabuna tem reunido profissionais da Atenção Primária, além de equipes dos Centros de Atenção Psicossocial para debater o assunto. “São diversos temas relacionados à saúde mental e assistência, entre eles, transtornos mentais no idoso, escuta terapêutica e aspectos psicossociais”, informa Naira Cruz, coordenadora de Saúde Mental, em Itabuna.
E reforça lembrando que o número de pessoas que precisam de ajuda profissional aumentou muito no período pós-pandemia do coronavírus. “A empatia ainda é um dos aspectos mais importantes no atendimento. As pessoas que estão em sofrimento precisam de empatia, de um olhar especial”, frisa Naira.
A Assistente Social Solange Santos informa que cerca de 2. 500 atendimentos mensais são realizados nos três Centros de Atenção Psicossocial. “Os CAPS são a porta de entrada para os pacientes. Não é um atendimento compulsório, o paciente precisa admitir que precisa de ajuda e a partir daí damos início ao tratamento”, encerra.