Secretaria de Saúde realiza palestra em alusão ao Dia Mundial do Alzheimer.

A Prefeitura de Itabuna realizou nesta quarta-feira, 21, no auditório da FASA, uma palestra com o tema “Alzheimer…Além da Memória”, para marcar a passagem do Dia Mundial do Alzheimer e o dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Referência em Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes (PROSI/HIPERDIA).
A palestra foi ministrada pelo médico geriatra do PROSI, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo, e pela enfermeira do PROSI, Larissa Morgana, para os profissionais da Atenção Primária à Saúde, Ambulatório Psicossocial e Programa Melhor em Casa.
Na ocasião, foram explanadas as formas de prevenção da doença, acolhimento, tratamento, dentre outras abordagens aos profissionais de saúde. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. Caracteriza-se por ser uma doença progressiva que prejudica a memória e outras funções mentais importantes.
Segundo o geriatra e palestrante Dr. Antônio Carlos, a doença pode ser prevenida e tratada. “A doença de Alzheimer é prevenível. Existem fatores de risco que podem ser prevenidos. Não podemos prevenir nossa idade, não podemos prevenir a genética, mas podemos trabalhar para prevenir os fatores de risco. Por isso, estamos passando este conhecimento.”
A enfermeira e também palestrante do evento, Larissa Morgana pontuou a importância de trazer o tema para os profissionais presentes. “O nosso objetivo foi fortalecer o cuidado em rede ao paciente com Alzheimer e seu cuidador. Ao alertar sobre os sinais da doença de Alzheimer, que vão além da conhecida “perda da memória”, potencializamos a capacidade dos profissionais para a detecção e consequentemente intervenção precoces na doença de Alzheimer.” afirmou.
A Secretária de Saúde Lívia Mendes, junto a Sub Secretária de Saúde, Lânia Peixoto, a diretora da Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio, a diretora da Atenção Primária, Jaimeire Pessoa, bem como demais profissionais da SMS e do PROSI/HIPERDIA também estiveram presentes no evento reafirmando a importância da discussão do tema, e fomentando o conhecimento e capacitação dos profissionais da rede para melhor acolhimento à população.