Prefeitura de Itabuna monta esquema especial para vacinação de adultos e crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga calendário semanal de vacinação que contempla o período de 26 a 30 de Setembro, com destaque para uma ação especial que ocorrerá na quarta-feira, 28, das 09h às 14h, na UniFTC, para vacinação de adultos e crianças contra o covid-19 com a vacina CORONAVAC.
Nesta ação especial da UniFTC também haverá imunização contra a poliomielite para crianças com idade de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias (vacinação para todas as crianças, mesmo que estejam com esquema completo). Já seguindo o fluxo normal de vacinação nas Unidades de Saúde, haverá vacinação do covid-19 para adultos e idosos da primeira, segunda, terceira ou quarta dose, no período matutino e vespertino.
Nesta semana a vacinação de adultos acontece na terça-feira, 27, e quinta-feira, 29 das 08h às 11h e das 13h às 16h. Vale destacar que as unidades funcionam até às 16h, mas as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses.

Crianças e Adolescentes
Prossegue em todo o Brasil a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil concomitante à covid-19, Influenza e vacinação da Poliomielite. As imunizações acontecem esta semana na segunda-feira 26, na quarta-feira, 28, e na sexta-feira, 30, nas Unidades Básicas de Saúde das 08h às 11h e das 13h às 16h.
A campanha de Multivacinação que visa imunizar crianças e adolescentes com todas as vacinas do calendário de imunização nacional para crianças a partir do nascimento a adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Neste sentido, serão ofertadas todas as vacinas para este público, o qual será imunizado com as vacinas que faltam para completar seu esquema vacinal da caderneta de vacina após avaliação do enfermeiro (a) da unidade.

Intensificação vacina contra a Pólio
Nesta última semana para imunização contra a poliomielite, também acontece na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, concomitante à multivacinação. O público alvo são crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses
e 29 dias).

Covid-19
Prossegue a vacinação contra o covid-19 de primeira ou segunda dose para crianças de 03 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. Nesta semana, ocorre na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, acompanhando o cronograma da multivacinação nas Unidades Básicas de Saúde das 08h às 11h, e das 13h às 16h.

Meningite C
Também prossegue vacinação para meningite C na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. O público são crianças de 1 ano de idade a 19 anos, 11 meses e 29 dias, que não foram vacinadas com meningo C.
A documentação necessária para vacinação da criança e adolescente é o RG ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina da criança/adolescente que deve estar acompanhado do seu responsável.