A Prefeitura de Itabuna intensificou nesta quarta-feira (28), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Uma ação especial foi realizada pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, na UniFTC, com o objetivo de atingir a meta de vacinação das crianças contra a Poliomielite e também completar o esquema vacinal contra o covid-19 de crianças e adultos.
A campanha foi prorrogada até a próxima sexta-feira, 30. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. De acordo com dados da Coordenação da Rede Frio, em Itabuna, apenas 41,65% das crianças com idade entre 1 e 4 anos foram imunizadas contra a Poliomielite, o que representa 9.909 mil crianças.
O Brasil está entre os oito países da América Latina que pode voltar a ter registros da doença por conta da baixa cobertura vacinal. “É só uma gotinha que protege contra as sequelas da pólio, entre elas, a paralisia dos membros inferiores” alerta Camila Brito, coordenadora da Rede Frio. A dona de casa Flávia Bastos levou o filho Joaquim, de 3 anos, para atualizar o caderneta de vacina. “Vacinar nossos filhos é muito importante porque eles ficam protegidos”, disse.