O Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI) realizou uma programação especial na tarde da última quarta-feira, 28, que marcou a passagem do Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e os 20 anos da Lei que institui a Língua Brasileira de Sinais. A Prefeitura de Itabuna esteve presente por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).
Na oportunidade foram abordadas temáticas que envolvem acessibilidade, inclusão, inserção das pessoas surdas na comunidade, questões bilingues da educação para pessoas portadoras de deficiência sensorial. A diretora do CEPEI, Geni Ettinger Campos, ressalta a importância do momento para a comunidade surda.
“Esse é um momento de provocar a própria educação e as redes de um modo geral, a pensar a importância de lembrar e inserir a pessoa surda na nossa comunidade como como um cidadão que tem direitos e que precisa se sentir pertencente através dessa rede de comunicação, sobretudo, a importância da LIBRAS que é a nossa segunda língua oficial”, frisa.
Para a professora Adineia Pereira de Oliveira, o momento é especial para todos. “Sou professora bilíngue do apoio pedagógico do CEPEI na área da educação de surdos, então, para mim é fundamental esse momento, pois discutimos questões específicas para o público surdo, refletindo sobre a educação e o acesso aos bens sociais para eles”, enfatizou a professora Adineia Pereira. O CEPEI funciona na Rua Felícia De Novaes, s/n, bairro de Fátima.