“Nosso trabalho é para prevenir, cuidar e proteger as pessoas que usam os diversos serviços prestados à população de Itabuna nos diversos segmentos econômicos”, disse Norberto Batista dos Santos, fiscal sanitário há 31 anos. Ele foi um dos primeiros, servidores do Departamento de Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal da Saúde, que completou 31 anos de atuação na sexta- feira passada, dia 1º.
A Vigilância Sanitária de Itabuna é prevista na Lei Municipal nº 1.331, de 1985. A coordenadora de Vigilância, Iêda Lomes, lembra que o Departamento enfrentou muitas batalhas, dentre elas a realização de concurso público para fiscais sanitários, o que só aconteceu em 1991. “ Foi o início de nossas vitórias”, destaca.
Atualmente, a Vigilância Sanitária tem 36 fiscais concursados que fazem um trabalho educativo e repressivo para coibir a venda de carnes clandestinas e produtos impróprios ao consumo humano, más condições de higiene dos estabelecimentos, além da falta de autorização para funcionar.
“Outra conquista importante foi a inserção de fiscais de nível superior no Quadro. Isso nos possibilitou sair de uma atenção primária para assumir estabelecimentos de alta complexidade, como hospitais e clínicas, o que antes era feito pela regional da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA)”, celebra Iêda Lomes.
“No início, era uma rotina desafiadora, porque muitas pessoas não tinham conhecimento sobre nosso trabalho”, recorda o fiscal sanitário Norberto Batista dos Santos. Já a coordenadora da VISA, Iêda Lomes, reitera que são 31 anos de vitórias e conquistas.
Agora, com a proximidade de mais um concurso público, compromisso assumido pela administração do prefeito Augusto Castro (PSD), ela acredita que o Quadro de Pessoal do Departamento de Vigilância Sanitária ficará ainda mais fortalecido.
___________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna