O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e a Equipe de Fisioterapia do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), vinculado à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveram nos dias 29 de setembro e 6 de outubro, a capacitação “Protocolo de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e Aspiração”.
O treinamento, voltado para os profissionais enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem das duas Unidades de Terapia Intensiva da unidade hospitalar, constou de conteúdo teórico e prático e foi conduzido pela coordenadora do NEPS no HBLEM, Fabiana Souza e Bruno Petrucelli, coordenador geral da fisioterapia das UTIs.
O objetivo da capacitação foi resgatar as boas práticas entre os profissionais, através de medidas educativas, a fim de evitar que intercorrências aconteçam e diminuam os índices de infecção. De acordo com Fabiana, a PAV corresponde à segunda infecção mais recorrente nas UTIs, sendo necessário instituir protocolos e medidas de prevenção.
Outro dado importante destacado pela coordenadora, é que a PAV gera de 9% a 40% dos gastos hospitalares, uma vez que há um aumento do tempo de permanência do paciente na instituição. “Se a unidade hospitalar conseguir instituir protocolos e medidas preventivas, como a reabilitação da fisioterapia, aspiração do tubo de forma correta, entre outras intervenções, o tempo de permanência do paciente no tubo diminui, bem como a chance de ele desenvolver pneumonia”, explicou.
Esse tipo de capacitação no HBLEM varia de acordo com o perfil epidemiológico dos agentes causadores da infecção. “Todo protocolo é feito com base nesses agentes. A gente verifica quais bactérias prevalecem em nossas UTIs, colhe as amostras e cria um cronograma para poder combatê-las”, disse.
A partir daí, os treinamentos são realizados conforme os indicadores dos índices de infecções do hospital, que são avaliados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e informados ao NEPS e ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
O Hospital de Base de Itabuna, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), investe forte em capacitação, através do NEPS, sempre no intuito de tornar a equipe assistencial cada dia mais preparada para prestar um atendimento de excelência aos seus pacientes.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna