Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Hospital de Base apresenta resultados do Projeto “LEAN nas Emergências” dia 21.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães promove na sexta-feira, dia 21, a partir das 8 horas, no Teatro Candinha Dória a “Apresentação dos Resultados Finais do Projeto LEAN nas Emergências”. O evento marca o encerramento de um ciclo de seis meses de visitas quinzenais da equipe de especialistas em processos da Beneficência Portuguesa (SP), responsável pela implantação do Projeto na unidade hospitalar.

O Hospital de Base, que é administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), foi um das unidades hospitalares do país contempladas para participar do projeto do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A parceria contou com três hospitais de excelência que replicaram o conhecimento para as instituições de saúde. São eles: Beneficência Portuguesa e Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinho de Vento (RS).

O médico Abner Júnior e a engenheira de produção Bruna Coghi, especialistas em processos da Beneficência Portuguesa, ao longo de 10 visitas interagiram com as equipes assistenciais do Hospital de Base, onde desenvolveram ferramentas de gestão e criaram planos de ação, a fim de melhorar os processos e fluxos que refletem diretamente na assistência aos pacientes.

Durante esse período, foram incorporadas à unidade hospitalar itabunense várias ferramentas, com destaque para o Huddle (reunião rápida de 5 a 10 minutos com as coordenações) e a metodologia 5S, que trabalha a cultura da disciplina, com o objetivo de diminuir o desperdício de recursos e otimização de espaços, a fim de aumentar a eficiência operacional.

O objetivo do LEAN é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, através de ferramentas de gestão que trazem melhorias para os pacientes do Pronto-Socorro e impacta positivamente nos fluxos e processos internos, que tornam o atendimento no âmbito hospitalar mais eficiente e mais humanizado.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

18/10/2022

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn