Prefeitura de Itabuna realiza capacitação em referência ao Outubro Rosa e Outubro Verde.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação em Saúde da Mulher e do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), realizou uma capacitação na manhã de quarta-feira, dia 19, em referência às campanhas Outubro Rosa – de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo uterino – e Outubro Verde – para conscientização e prevenção da Sífilis e Sífilis Congênita.

O evento aconteceu no auditório do Hospital de Olhos Beira Rio, no Góes Calmon, em Itabuna, voltado para médicos e enfermeiros da rede de Atenção Primária à Saúde (APS). Na oportunidade, sobre o Outubro Rosa houve palestra com o médico mastologista Rafael Argolo explanando sobre a prevenção do câncer de mama, sinais clínicos e tratamento.

Já a médica Fátima Trajano abordou sobre prevenção do câncer de colo uterino, sinais clínicos e tratamento. E ainda, houve palestra com participação do grupo SE TOQUE sobre o trabalho contínuo desenvolvido de conscientização aos pacientes.

A coordenadora em Saúde da Mulher, Katiane Reis, falou sobre a relevância em trazer as temáticas aos profissionais da APS. “É de fundamental importância para o tratamento os profissionais reforçarem a prevenção e identificarem precocemente essas patologias. Tivemos uma manhã rica em conteúdos, bastante aprendizado e quem ganha é a população”, afirmou.

Já sobre o Outubro Verde, o médico infectologista Fernando Homero abordou sobre a prevenção da Sífilis, sinais clínicos e importância do tratamento imediato. A coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, ressaltou a necessidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde sobre essas pautas relevantes à saúde pública.

“Diante da crescente demanda de pessoas com sífilis, é essencial que os profissionais de saúde recebam conhecimento e incentivo para um diagnóstico precoce, com tratamento adequado e oportuno dos casos diagnosticados. Nesse sentido, é preciso reafirmar a importância da prevenção e de constantes qualificações em busca de estratégias para melhoria dos indicadores de saúde do nosso município e região,” finalizou.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna