Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Rui Costa diz que Ilhéus e Itabuna concentram segundo maior investimentos do estado.

O governador Rui Costa disse hoje, dia 21, na solenidade de assinatura de ordens de serviços e de edital para obras em Itabuna e entrega de viaturas no 15º Batalhão de Polícia Militar que depois de Salvador, Ilhéus e Itabuna concentram o segundo maior investimentos dos seus oito anos de governo. O edital é para contratação das obras do acesso da BA-649 a Itabuna na margem direita do Rio Cachoeira e as ordens de serviço para início das obras do acesso pela margem esquerda, na saída da cidade para o litoral e requalificação da feira do São Caetano.

“Quero falar de duas ordens de serviço e por isso chamo a atenção da imprensa, porque são duas obras importantes e complementares: o acesso e a duplicação da Ilhéus a Itabuna. Ao chegar a Itabuna temos aquele acesso pelo Posto Cachoeira que vamos duplicar até o Cidadele, mudando o padrão com as intervenções para dialogar urbanística e tecnicamente com o novo sistema viário, e do outro lado, na nova rodovia até a Câmara de Vereadores. Vamos ter acesso a Itabuna pelos dois lados do rio, melhorando o fluxo”, afirmou.

Segundo o governador, o trecho pelos Canecos vai ter as obras iniciadas ainda neste ano com a assinatura da ordem de serviço e outro, a licitação dentro de 30 dias. Certamente conhecendo a empresa vencedora. “A rodovia BR-649 está em fase bastante adiantada, a obra em um ritmo maior que o cronograma. Esperamos que o tempo continue firme para que até dezembro consiga entregar uma ponte e um acesso de retorno. Creio será igual à Avenida Paralela, em Salvador, atraindo investimentos e adensamento populacional,” declarou.

“Todos os investimentos que estão sendo feitos beneficiam não só as duas principais cidades, mas as demais que estão no entorno de Ilhéus e Itabuna. Aliás, queria chamar a atenção para que a partir desses investimentos se pense como uma estrutura metropolitana, já que os investimentos a todos beneficia. Vamos deixar de pensar com a cabeça só de Itabuna ou de Ilhéus. Itacaré vai se beneficiar muito como destino turístico”, comentou Rui Costa.

Ele esclareceu que chamou a atenção da mídia porque as obras estruturantes nas duas principais cidades do Sul da Bahia na sua opinião são muito relevantes. “De nada adiantaria a duplicação de Ilhéus – Itabuna se não se resolvesse o gargalo de um lado e a pista de barro de outro. Então, se abre possibilidades de o tráfego de veículos fluir sem contenção ou engarramentos”, completou.

Quanto à feira do São Caetano, obra estimada em R$ 10 milhões que será iniciada, Rui brincou dizendo que Itabuna ganhou um mercado novo. A obra está contratada e a Cian Engenharia já pode iniciar o projeto. Também se referiu à construção de 80 unidades habitacionais na cidade para os desabrigados das enchentes de dezembro e os que serão deslocados em função de morar em áreas de risco,

“Fizemos história nesta região. Em nenhuma época se fez tantos investimentos no Sul da Bahia. Em Ilhéus, o último investimento remontava ao ex-governador Lomanto Júnior. Cito Lomanto para que as pessoas tenham ideia de quanto tempo essa região ficou esquecida. Em Itabuna, foram poucos os investimentos no período do ex-govenador Jaques Wagner e nos meus oito anos de mandato. Por isso, tenho muito orgulho dos investimentos estruturante”, comentou, confirmando a construção do anexo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. “Foram investidos mais de R$ 1 bilhão nos dois períodos”, disse.
_________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn