Itabuna está sob “Alerta Laranja” para chuvas.

Itabuna teve  volume de 20 milímetros de chuvas entre domingo e a manhã desta segunda-feira, dia 24.  A Diretoria da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), informou que a cidade está em Alerta Laranja, ou seja, com um risco moderado de inundações que se caracteriza por chuvas entre 30 e  60 milímetros.

Por volta das 10 horas de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso “iniciando com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo e observem alteração nas encostas”.

E  acrescenta: “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Itabuna, Kaíque Brito, a previsão até quinta-feira, dia 27, é de tempo chuvoso. Ele disse que a última noite, mesmo com intensidade pluviométrica, houve apenas um chamado para 199, referente a uma marquise que apresentou infiltrações, no Califórnia. “A estrutura estava com goteiras e  alguns pedaços chegaram a cair. Mas a marquise já estava   deteriorada”, explicou.

O diretor ressalta que do acumulado previsto, já choveram 17 milímetros na região sul do Estado, com destaque para Itabuna. No entanto, a chuva não está associada a enchentes. “A princípio é só uma chuva de primavera, mas estamos monitorando”, afirma.

Atualmente, Itabuna tem 32 áreas sob risco para deslizamento. Em setembro, a  Defesa Civil apresentou um mapa com os locais mais vulneráveis e a importância de contenções. A recomendação é que a qualquer sinal de rachaduras nas casas ou deslizamentos, o morador dele acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela rede social Instagram.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna