Seminário abre as celebrações do mês da Consciência Negra em Itabuna.

Nesta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10, a Secretaria Municipal da Educação vai realizar o 1º Seminário Integrador da Consciência Negra. O evento, que tem o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), marca as celebrações do 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra e vai acontecer no 2º andar da SICOOB, na Avenida Cinquentenário, e no Teatro Municipal Candinha Dórea, respectivamente.

O Seminário tem como tema: “Avanços, Caminhos e Perspectivas da População Negra”. Também vai tratar da implementação de conteúdo relacionado à cultura afrodescendente nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como determina a Lei Federal nº 10.639.

Na quarta-feira, haverá a palestra da professora Fátima Santana, que é mestre em Ensino das Relações Étnico-Raciais, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e vai falar sobre a inserção da temática em sala de aula. “Ela vai contribuir para que possamos iniciar esse conteúdo nas escolas, através do que está em execução em uma escola de Salvador”, disse o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior.

Ele afirmou que foi criado na Secretaria Municipal da Educação um Grupo de Trabalho para construir o referencial curricular desse tema na formação dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. “A proposta é que as escolas tenham um material específico para em cada ano trabalhar esse conteúdo”, explicou Junior Brandão.

O seminário terá a presença dos movimentos negros, professores das universidades estadual de Santa Cruz e federal do Sul da Bahia, faculdades particulares, além de educadores da Rede Municipal de Ensino.

O secretário lembra que a questão do negro deve ser tratada durante todo o ano letivo. “ É preciso analisar até de forma cientifica, a influência do negro na nação brasileira, contribuições e dificuldades” frisou.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna