A participação ativa do negro na sociedade e o debate das questões étnico-raciais na grade curricular foram temáticas do 1º Seminário Integrador da Consciência Negra. Aberto nesta quarta-feira, dia 9, no 2º andar da SICOOB, na Avenida do Cinquentenário, o evento é coordenado pela Secretaria Municipal da Educação, movimentos negros e universidades públicas e tem o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).
Na abertura do evento, que se encerra nesta quinta–feira, dia 10, no Teatro Municipal Candinha Dória, a representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria Domingas de Jesus, ressaltou a necessidade do combate ao racismo estrutural que muitas vezes é reproduzido pelas instituições.
“É um tema essencial, já que o racismo ainda é combatido de forma lenta. Já são de mais de 130 anos da abolição da escravatura no Brasil e a população negra está abaixo das políticas públicas”, disse Maria Domingas de Jesus.
No segundo dia do Seminário: “Avanços, Caminhos e Perspectivas da População Negra” será tratada a implantação da Lei Federal nº 10.639, que determina o conteúdo relacionado à cultura afrodescendente nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
“É preciso que haja a inclusão desse conteúdo, que ocorra de forma positiva e com o fortalecimento da identidade dos alunos. Durante o seminário vamos falar sobre práticas anti-racistas na educação”, reforça Maria Domingas de Jesus.
“Depois dos debates desse Seminário, vamos constituir um Grupo de Trabalho, através de Portaria, para fazer essa inserção de conteúdo”, afirma o secretario municipal da Educação,Josué Brandão Júnior.
No primeiro dia, o Seminário Integrador da Consciência Negra teve a participação do presidente da subseção Ordem dos Advogados do Brasil – Itabuna, Rui Carlos Rodrigues, da diretora de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Promoção e Combate à Pobreza, Luciana Seara, estudantes, técnicos e convidados.
“ Já chegamos à conclusão de que 90% das pessoas acolhidas pelos programas sociais são negras. Espero que nesse Seminário tenhamos mais aprendizado para que a militância leve para os espaços públicos a mensagem de pertencimento”, ressaltou Luciana Seara. No segundo dia, no Teatro Candinha Dória, a população é convidada a participar.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna