“Prefeitura de Itabuna faz ciclo de visitas para dinamizar a atividade empresarial”.

Técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER) iniciarão nesta quinta-feira, dia 10, um ciclo de visitas a bares, restaurantes e a vendedores informais com a finalidade de compartilhar as boas práticas empresariais, a exemplo do armazenamento dos produtos comercializados nestes segmentos. Com a medida, a Prefeitura de Itabuna atua para dinamizar a atividade empresarial.

“A iniciativa visa tornar a atividade comercial da cidade ainda mais atrativa, resultando em mais vendas e, consequentemente, no desenvolvimento socioeconômico de Itabuna”, justificou o titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, José Raimundo Araújo.

Segundo explicou, a campanha de compartilhamento das boas práticas comerciais será coordenada pela SICER, mas conta com a participação das secretarias municipais de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, e da Segurança e Ordem Pública (SESOP).

“A matriz econômica de Itabuna tem bases nas empresas das áreas comercial e de prestação de serviços. São setores da economia que geram 82% do emprego com carteira assinada, ocupando  algo em torno de 22% da  população economicamente ativa, segundo dados do IBGE”, explicou José Raimundo.

Segundo o secretário, a região sul da Bahia tem recebido obras de infraestrutura e Itabuna é um dos municípios beneficiados pela parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. Ele cita, por exemplo, a chegada do Porto Sul e afirma que Itabuna deve se preparar para abrigar um grande centro logístico devido à privilegiada situação geográfica com o cruzamento das rodovias BR-101 e 415.

O titular da SICER aponta como outro destaque o embrionário Polo Moveleiro que começa a tomar corpo com a eleição da diretoria da Associação dos Moveleiros de Itabuna e Região. A formação do polo conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, que faz a prospecção de mais oportunidades de investimentos para o setor.

Para concluir, o secretário José Raimundo Araújo destacou que a reabertura do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho segue a mesma linha na pauta de discussão, sendo uma das prioridades para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região. “Nada justifica uma cidade do porte de Itabuna sem  uma estrutura aeroportuária”, finalizou.
____________
Departamento de Comunicação Social