Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Mutirão do Diabetes de Itabuna começa nesta quinta-feira com serviços médicos gratuitos para a população.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, acontece o Mutirão do Diabetes de Itabuna, que em 2022 chega à sua 18º edição. Será realizado das 8 às 13 horas, na Terceira Via Hall, na Avenida J.S. Pinheiro, oferecendo serviços médicos gratuitos à população.

Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, o Mutirão, coordenado pelo médico Rafael Andrade, contará com as presenças do Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo, e do Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Cristiano Caixeta, além de especialistas da Bahia e de outros estados, que atuam como voluntários no projeto, cujo modelo é replicado em cerca de 40 cidades brasileiras.

“Nossa expectativa é de que mais uma vez o Mutirão do Diabetes reafirme Itabuna como referência nacional e mundial na prevenção da doença”, afirma o médico Rafael Andrade, que destaca a adoção de novas tecnologias como Retinografia Digital, com uso de algoritmo de Inteligência Artificial, e a emissão de laudos utilizando a tecnologia da Telemedicina, garantindo maior precisão e rapidez nos diagnósticos.

Durante o Mutirão, também serão realizados exames do pé diabético e do fundo de olho.

Os casos diagnosticados com retinopatia diabética acentuad, ou pé diabético com sinais de gravidade, serão encaminhados para uma segunda etapa no Hospital Beira Rio, onde passarão por exames laboratoriais e tratamento.

Além do atendimento médico também será realizada na Terceira Via Hall a Feira do Diabetes que vai levar informações e serviços para toda a população, como a campanha de detecção do diabetes através dos exames de glicemia, pressão arterial e muitos estandes com profissionais para orientação ao público.

Todas essas ações estão integradas à Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes que atuam nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. O Mutirão do Diabetes 2022 é uma realização da ONG Unidos Pelo Diabetes com o apoio do Hospital Beira Rio, Caixa Econômica Federal e Novonordisk e Prefeitura de Itabuna.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn