Secretário da Educação de Itabuna visita Centro de Ciência do Cacau em Barro Preto.

O secretário da Educação de Itabuna, professor Josué Brandão Júnior, visitou na manhã de terça-feira, dia 29, a Escola Virgínia Mars e a sede da MARS – Centro de Ciência do Cacau, no município de Barro Preto. A visita aconteceu durante a realização do Programa Cacau para Gerações na Escola.
O objetivo foi conhecer os resultados a partir da inserção de duas novas disciplinas na matriz curricular da referida escola, relacionadas ao cacau e ao meio ambiente. Durante a visita, o secretário assistiu apresentações culturais, danças e exposições realizadas pelos estudantes, que participam do Programa Cacau para Gerações na Escola.
No foco das apresentações estavam os resultados práticos da aprendizagem ligada às disciplinas Cacau para Gerações e Meio Ambiente, que foram absorvidas pelos estudantes durante este ano letivo de 2022.
Foram trabalhados quatro temas, sendo eles: “A História do Cacau”, “A Uruçu Amarela e a Sustentabilidade da Cabruca”, “A Polinização do Cacau” e “A Importância do Cuidado com Relação à Extinção dos Animais Silvestres”. A Escola Municipal Virgínia Mars atende alunos que estão cursando desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II.
“Ficamos muito impressionados com o tamanho da responsabilidade educacional e social que uma empresa estrangeira vem assumindo em nossa região. Além de desenvolver pesquisa para o melhoramento do fruto do cacau, ela não descuida das questões ambientais, bem como de questões relacionadas ao empoderamento feminino e a diminuição do gás carbônico”, declarou Júnior Brandão.
Ao final da visita, o secretário da Educação, agradeceu em nome do prefeito Augusto Castro, à líder comunitária e relações públicas da MARS, Luíza Santos, pelo convite e parabenizou a iniciativa inovadora, que tem a parceria da Prefeitura de Barro Preto.
Através do Programa, estudantes da zona rural contam com o espaço educativo e ensino de qualidade em tempo integral para que possam ingressar no ensino médio devidamente capacitados, alcançando, posteriormente, o nível superior.
____________
Departamento de Comunicação Social