Itabuna tem Levantamento de Índice Amostral de 0.87% para a dengue, zika vírus e chikungunya.

O Levantamento por Índice Amostral (LIA), realizado em 15 dias de outubro e 15 dias de novembro, apontou uma infestação de 0.87% em Itabuna para o mosquito Aedes aegypti, causador das arboviroses dengue, zika vírus e chikungunya. O resultado está abaixo do que é preconizado , como risco pelo Ministério da Saúde.

A coleta das amostras é feita diariamente pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Eles escolhem três dos dez imóveis visitados para a coleta de dados e tratam os recipientes encontrados em cada domicílio.

Além da coleta, a Vigilância em Saúde está fazendo o bloqueio químico nos bairros, que recebem pulverização em 100% das ruas. Nesta quarta-feira, dia 7, o controle foi realizado no Conceição e na quinta-feira, dia 8. será no Urbis IV.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes, lembra que o período de chuva e sol é propício para o surgimento das larvas do mosquito. “ Todos os dias estamos em campo, mas a população tem que colaborar” alertou.

Ela afirma que a Vigilância segue com o trabalho perifocal em terrenos baldios, ferros-velhos, reciclagens, oficinas, além de fazer o recolhimento de pneus, que podem se transformar em criadouros do Aedes aegypti
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna