Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna promove palestra sobre leptospirose para agentes da Limpeza Pública.

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), promoveu palestra sobre a leptospirose para um grupo de agentes do Departamento de Limpeza Pública. Os profissionais aturam ininterruptamente nas ruas durante as fortes chuvas iniciadas há 20 dias.

Sob a coordenação do prefeito Augusto Castro (PSD), os agentes atuaram com servidores públicos municipais e voluntários na assistência às famílias desalojados. Foram responsáveis, por exemplo, pela mudança de móveis, eletrodomésticos e utensílios das residências para abrigos, resgates, além do trabalhar arduamente na limpeza dos bueiros, desobstrução de canais de drenagem e galerias pluviais dentre outras atividades, tendo contato direto com água contaminada.

Em decorrência dessa exposição a agentes insalubres, a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (VIEP) promoveu uma palestra para orientar os profissionais sobre a leptospirose, doença que pode ser adquirida pelo contato com águas contaminadas com a urina de ratos ou outros roedores.

Os profissionais foram instruídos pela enfermeira da VIEP, Flávia Paraventi, responsável pelo agravo da leptospirose. Ele prestou informações e orientações aos agentes da Limpeza Pública sobre formas de transmissão, prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

A Diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, destacou a importância da atuação dos agentes e sobre as formas de prevenção e de orientação, bem como sobre o fluxo para assistência em saúde. “Os agentes tiveram papel fundamental no pós chuvas, bem como toda a Prefeitura de Itabuna, sob a coordenação do prefeito Augusto Castro, estando empenhados em assistir a população de forma efetiva”, afirmou

Segundo ela, “diante da relevância do papel dos agentes públicos da Limpeza Pública na sociedade, precisamos também, orientá-los sobre as formas de prevenção e tratamento da leptospirose, pois, atuam diretamente em contato com os fatores de risco. O conhecimento é a melhor forma de prevenção e cuidados”, finalizou a diretora Maristella Antunes.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn