Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Prefeitura de Itabuna realiza projeto de matemática em sala de aula com apoio da UESC.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) continuam a parceria na execução de um projeto de ensino que visa aplicar a matemática em todos os campos do conhecimento. O projeto “Matematizar” é adaptado à educação infantil, através do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC).

O projeto reúne 150 professores da rede infantil e é planejado em uma sequência de ensino com cinco fases e temáticas, que incluem a alimentação saudável, reciclagem, horta, circo e campo. “Em cada fase, o professor aplica as atividades com os alunos na escola. Depois, retorna para a formação para dizer o que foi feito, relatar experiências e vivências”, explica a coordenadora de Ensino da Educação Infantil, Silvana Carvalho.

Cada escola escolheu suas temáticas e desenvolve atividades, dentre elas: visita à cooperativa de reciclagem, material de reciclagem, trabalho com cores e sequenciação. “ São conteúdos voltados para as pautas social e ambiental, e que incentivem o estudante a preservar o meio ambiente e cuidar do lugar onde vive”, disse Silvana Carvalho.

As reuniões para a troca de experiências acontecem mensalmente. Na segunda-feira, 12, por exemplo, o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, acompanhado pela diretora do Departamento de Educação Básica, Elioenai Farias, realizou encontro com as professoras Lucivânia Ribeiro, Linéia Santos, Raquel Disnei e Eurivalda Santana, representantes do GPEMEC.

O objetivo foi abordar sobre as demandas necessárias ao GPEMEC, em específico à realização da publicação dos trabalhos produzidos durante o ano. A culminância desse projeto será na sexta-feira, dia 16, antigo Colégio CISO, onde haverá um encontro com quatro professores que vão expor as experiências diárias. Em seguida, haverá palestra sobre a importância do desenvolvimento profissional na Educação Infantil.
_________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn