Primeira etapa do Projeto de Reabilitação Urbana e Ambiental do Gogó da Ema em Itabuna avança.

Classificado em primeiro lugar na seleção do Edital de Apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) do Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Projeto de Reabilitação Urbana e Ambiental do Gogó da Ema avança em Itabuna.
A UFSB – coordenadora – instituições parceiras e a  Prefeitura deram início à execução da 1ª etapa, que consiste na realização do Curso de Extensão em ATHIS e Direito à Cidade.
A iniciativa, que servirá de projeto-piloto para outros municípios da Bahia, terá um aporte financeiro de R$ 831 mil, dos quais R$ 471 mil corresponde à contrapartida da Prefeitura de Itabuna para a execução dos projetos e obras estruturantes.
Já o Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo assumirá os custos no total de R$ 250 mil para a manutenção e realização da 1º etapa do projeto. À Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) caberá o custeio no valor total de R$ 110 mil referentes aos docentes e pesquisadores envolvidos no projeto.
No sábado passado, dia 10, coordenadores, representantes da comunidade, estudantes e docentes e pesquisadores da UFSB e de outras instituições de ensino superior (IES), representantes da Prefeitura de Itabuna  e de órgãos de controle social  participaram de um encontro no auditório do Lar Fabiano de Cristo, no São Caetano, para o lançamento oficial do Projeto e apresentação das demais etapas.
Também prestigiaram o evento técnicos e dirigentes do Conselho Regional de Engenharia (CREAA), do Conselho de Arquitetura (CAU-BA) e da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Criado por docentes da UFSB, através do Núcleo de Estudos e Intervenções nas Cidades (NEIC), o Projeto de Reabilitação Urbana e Ambiental do Gogó da Ema foi classificado em 1º lugar, concorrendo com outros 17 projetos de todo o Brasil. Oito eixos devem ser contemplados: melhorias habitacionais; regularização urbanística e fundiária; educação ambiental, coleta e gestão de resíduos sólidos; segurança alimentar e agricultura urbana; e saúde comunitária.
Segundo a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, que representou o prefeito Augusto Castro (PSB) no lançamento, o projeto tem a coordenação técnica do professor, arquiteto e urbanista Joel Felipe (UFSB) e conta com a coordenação administrativa da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX). Também são parceiros a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Faculdade Anhanguera de Itabuna.
A titular da SEPLAN explicou que, coordena a parceria institucional da Prefeitura de Itabuna, disse que o projeto  avança, envolverá além da Secretaria de Planejamento (Seplan), as secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e a Secretaria Municipal de Saúde.
“Nesta primeira etapa, o público-alvo serão estudantes, docentes e pesquisadores de Engenharia, Arquitetura e de Urbanismo das instituições de ensino superior parceiras, além de funcionários municipais de secretarias ligadas à execução do projeto e representantes da comunidade”, destacou Sônia Fontes. O curso será ministrado por docentes da UFSB no período de 13 de janeiro a 25 de fevereiro.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna