Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Hospital de Base de Itabuna elege e dá posse aos novos integrantes da CIPA.

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e dos Serviços Especializados em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT). empossou na manhã de hoje, dia 15, os novos membros da CIPA que vão representar o quadro de funcionários da unidade hospitalar. A eleição da Comissão para a gestão 2022/2023, aconteceu no final de novembro e o treinamento ocorreu nos dias 13 e 14 deste mês.

As palestras foram ministradas pelos integrantes do SESMT: a coordenadora Nayara Alves, Maria Cristiana dos Santos e Verônica Gonçalves (enfermeiras), Pedro de Souza (técnico em segurança do trabalho) e Edimário Gonçalves (bombeiro e técnico em segurança do trabalho), Guilherme Malta (engenheiro ambiental) e Melquíades Lessa (fisioterapeuta).

Durante o treinamento, os colaboradores eleitos e indicados da CIPA assistiram apresentação de temas relevantes: “História da CIPA e Segurança do Trabalho”; “Noções sobre Legislações Trabalhistas e Previdenciárias”; “Noções sobre Acidente/Doenças do Trabalho”, ”Combate a Incêndio”, “Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho”; “Resíduos e Suas Contaminações” “Definição de Risco e Perigo”, “Levantamento para elaboração de Mapa de Riscos” e “Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo”, entre outros.

Ao todo, 20 cipeiros tomaram posse e receberam seus certificados. Foi nomeado presidente da CIPA, o técnico em segurança do trabalho Pedro José de Souza, a enfermeira Maria Cristiana dos Santos, como vice-presidente, e como secretária a assistente administrativa Eduarda Roseira.

A coordenadora do SESMT, Nayara Alves, destacou a importância da nova gestão da CIPA nas ações voltadas ao trabalhador dentro do hospital. Ela lembrou que a gestão da unidade hospitalar “tem visado eliminar os riscos nos ambientes de trabalho da instituição, diminuindo assim, o número de acidentes”.

A CIPA tem o papel de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho e é fundamental dentro das instituições. É responsabilidade dos seus integrantes: fiscalizar a empresa e as condições de trabalho que oferece aos funcionários, bem como estar sempre alerta às horas de trabalhadas pelos funcionários, assim como a situação geral do ambiente onde passam o dia exercendo seu trabalho.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn